Ainda dá tempo de estudar no SESI: as vagas remanescentes estão abertas

Diferentes estados têm oportunidades para alunos do ensino infantil, fundamental e médio. Há vagas abertas para alunos do EJA, Novo Ensino Médio e Ensino Técnico SENAI

As vagas remanescentes estão espalhadas nos estados de Goiás, Minas Gerais, Pará, Rondônia e Santa Catarina

Chegamos ao segundo semestre e, para estudantes de diversos estados brasileiros, ainda dá tempo de fazer parte de uma escola do Serviço Social da Indústria (SESI), uma referência em educação no país. Apesar de o maior volume de vagas ser oferecido no início do ano, muitas unidades ainda têm vagas remanescentes em diferentes modalidades de ensino.

As escolas do SESI são modernas e usam diversas tecnologias dentro e fora de sala de aula. O SESI foi o pioneiro na implementação do Novo Ensino Médio, um formato inovador que mescla projetos extracurriculares e projetos escolares. O SESI também é uma referência na robótica educacional, oferece esportes, línguas estrangeiras e ensino integrado.

Os alunos podem, também, investir na carreira profissional, escolhendo fazer, junto com a formação, cursos técnicos para aumentar as chances de entrar no mercdo de trabalho.

As vagas remanescentes estão espalhadas nos estados de Goiás, Minas Gerais, Pará, Rondônia e Ceará.

Para que está de olho no próximo ano letivo, fique atento! Em São Paulo e no Distrito Federal, as matrículas, por exemplo, estarão disponíveis a partir de novembro.

Pará

No SESI-PA, estão abertas as inscrições para as turmas da Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA). As vagas são para turmas de ensino fundamental II (6º ao 9º ano), ensino médio e ensino médio com qualificação profissional e são oferecidas gratuitamente.  Para fazer sua inscrição, acesse o site do SESI-PA.

Rondônia

O SESI-RO inicia, no mês de setembro/outubro, o período de matrículas para 2022. Para vagas do segundo semestre de 2021, as matrículas aconteceram no período de julho, porém até o dia 15 de outubro ainda recebem, esporadicamente, alunos vindos de outras escolas. Para saber mais detalhes, entre em contato com o SESI-RO de cada unidade: juliane.sordinho@fiero.org.b, em Porto Velho; rubia.carla@fiero.org.br, em Cacoal; secretarialider.pbo@fiero.org.br, na unidade Paulo Freire; e viviane.nunes@fiero.org.br  aline.souza@fiero.org.br, na unidade Isolina Ruttman.

Ceará

O período de inscrição das Escolas SESI, no Ceará, começa a partir setembro deste ano. São, no total, 2.180 vagas disponíveis para Ensino Fundamental I e II e Novo Ensino Médio, nas cidades de Parangaba, Juazeiro do Norte e Sobral. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail  cbsabino@sfiec.org.br ou pelo número (85) 3421.5806.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o SENAI-MG faz inscrições de educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental por meio de sorteio. Para alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, é necessário fazer o processo seletivo, com provas. Tanto nos sorteios quanto nos processos de seleção, dependentes de industriários tem a preferência das vagas, que estão distribuídas desde a Creche (2 e 3 anos), Pré-escola (4 e 5 anos), Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Novo Ensino Médio (para alunos da 1ª Série) e vagas remanescentes da 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio regular.

A campanha de matrículas para o ano de 2022 em Minas Gerais será iniciada em setembro de 2021 e as inscrições e editais, contendo as escolas, anos escolares e números de vagas, podem ser acessados na página do SESI-MG.

Goiás

No estado de Goiás, o período de inscrição abre em agosto, além de que em algumas unidades já há uma lista de espera. São 900 vagas para as cidades de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia e tantos outros. Para tirar suas dúvidas, entre em contato com a central de atendimentos pelo número 4002 6213 e demais localidades podem ligar pelo 0800 642 1313. As inscrições são realizadas via formulário que está no site do SESI-GO.

Como é estudar no SESI?

Tecnologia, inovação, especialização e facilidade para entrada no mercado de trabalho. O SESI é conhecido por ser uma instituição privada. Por isso, as vagas disponíveis são para dois tipos de estudantes: beneficiários, filhos ou dependentes de trabalhadores da indústria vinculados ao SESI; e não-beneficiários, alunos que não possuem vínculo com a instituição.

A mensalidade varia de acordo com o estado, unidade, serviços e ano a ser cursado. Vale lembrar que o valor da mensalidade de um aluno não-beneficiário é mais alto por não contribuir com o trabalho na indústria. Além disso, alunos beneficiários podem solicitar isenção da mensalidade, caso se enquadrem nos requisitos da instituição. 

Processos seletivos para 2022

Se no seu estado o SESI não tem disponível vagas remanescentes, não precisa se preocupar. No final do ano e começo de 2022, as unidades do SESI abrem as inscrições para todos os alunos. Os estados divulgam as vagas pelos sites de cada federação e outras novidades podem ser acompanhadas pelas redes sociais.

Relacionadas

Leia mais

SESI já apoiou vacinação de mais de 1,7 milhão brasileiros contra a Covid
SESI recebe mais prêmios em torneio mundial de robótica
Equipes do SESI ganham maior prêmio de inovação da robótica

Comentários