Ação Fiems oferece curso para aprimorar formados em costura industrial

Capacitação, com duração em torno de dois meses, em Campo Grande visa atender profissionais dos bairros Vila Popular e Santa Emília

No âmbito do Programa Ação Fiems Campo Grande, que leva os cursos de qualificação profissional do Senai e de inclusão digital do Sesi até os bairros da cidade, o Senai iniciou neste mês de março o curso de operador de máquina de corte para aprimorar os moradores dos bairros Vila Popular e Santa Emília já formados no curso de costura industrial. O curso, que tem em média 2 meses de duração, entrou na grade do Programa a partir deste ano.

Segundo o coordenador do Ação Fiems, Artur Quintella, o interesse de egressos em fazer um outro curso do Programa demonstra o sucesso da iniciativa, que de 2011 a 2012 beneficiou mais de 5,2 mil moradores da cidade com o oferecimento de 20 cursos e para este ano projeta mais 7,5 mil vagas em 19 cursos. "Apenas em 2011 foram 1,7 mil vagas em 8 cursos, enquanto em 2012 foram 3.514 vagas em 20 cursos. Neste ano, a meta inicial era destinar mais de 5,6 mil vagas em 19 cursos, o que representaria um aumento de 231% em relação a 2011 e de 62% na comparação com 2012, mas, com a ampliação para 7,5 mil vagas, o crescimento será de 341,18% na comparação com 2011 e de 114,29% com relação ao ano passado", calculou.

Artur Quintella acrescenta que a busca de pessoas já formadas pelo Ação Fiems por um novo curso na mesma área é reflexo da exigência do mercado de trabalho por trabalhadores melhores capacitados. "O Programa está mudando a vida das pessoas e elas estão cada vez mais motivadas na busca pelo desenvolvimento profissional", declarou.

Ele informa que na Vila Popular o curso é oferecido na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação de Campo Grande, enquanto no Bairro Santa Emília as aulas são na sede da Associação de Moradores. "Em ambos os casos, são três turmas com 20 alunos cada, uma no período matutino, outra no período vespertino e a última no período noturno", detalhou.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Emília, Júlio César Gonçalves, comemora o interesse das pessoas já formadas pelo Ação Fiems procurarem agora um novo curso na área para se aprimorar ainda mais. "Os moradores procuram, querem se qualificar, querem melhorar de vida. Por isso, agradecemos muito a presença do Sistema Fiems aqui no bairro", disse.

Moradora do Bairro São Conrado, a diarista Soraia Mendonça, 41 anos, quer mudar de área de atuação e, por isso, já fez o curso de costura industrial na Associação de Moradores do Bairro Santa Emília e agora está fazendo o curso de operador de máquina de corte para facilitar o ingresso no mercado de trabalho. "Quero muito trabalhar em uma fábrica e penso que quanto mais eu conhecer disso, mais fácil será arrumar um emprego na indústria. O primeiro curso que fiz foi excelente e eu acredito que este também será", declarou.

Já a dona-de-casa Maria Celeste Pinheiro da Costa, 58 anos, contou que também fez o curso de costura industrial no ano passado e agora busca aprofundar o que já sabe fazendo o curso de operador de máquina de corte. "Quero aprender cada vez mais", disse. Também egresso do curso de costura industrial do Ação Fiems, o aposentado Francisco Pedrino, 47 anos, contou que trabalhou por 17 anos como cobrador de ônibus e agora quer trocar o trânsito pelas máquinas de costura. "A princípio eu quero é economizar, fazer minhas próprias roupas, mas penso em um dia iniciar o meu próprio negócio na área da confecção", informou.

Relacionadas

Leia mais

SENAI-PI capacita profissionais na área da Costura Industrial
Longen apresenta Ação Fiems ao presidente da Câmara da Capital
Ação Fiems inicia na Coophavila II curso de mecânica de motores a diesel

Comentários