Ação Fiems inicia na Coophavila II curso de mecânica de motores a diesel

São 25 alunos divididos em duas turmas, com carga horário de 190 horas/aula, das quais 70 para temas transversais e 120 para aulas específicas

No âmbito do Ação Fiems Campo Grande, que leva os cursos gratuitos de qualificação profissional do Senai e de inclusão digital do Sesi até os bairros da cidade, foi iniciado neste mês de março o curso de mecânica de manutenção de motores a diesel para os moradores do Bairro Coophavila II. Com carga horária de 190 horas-aulas, sendo 70 horas para temas transversais e 120 horas direcionadas para aulas específicas, o curso tem previsão de término no dia 22 de abril.

Ao todo, são 25 alunos divididos em duas turmas, uma das 13 horas às 16 horas e a outra das 18h30 às 21h30, com aulas de segunda à sexta-feira ministradas na unidade móvel de manutenção de motor a diesel estacionada na sede da Associação de Moradores do Bairro Coophavila II, localizada na Avenida Marinha, 70. Segundo o coordenador do Ação Fiems, Artur Quintella, de 2011 a 2012 a iniciativa beneficiou mais de 5,2 mil moradores da cidade com o oferecimento de 20 cursos e para este ano projeta mais 7,5 mil vagas em 19 cursos.

"Apenas em 2011 foram 1,7 mil vagas em 8 cursos, enquanto em 2012 foram 3.514 vagas em 20 cursos. Neste ano, a meta inicial era destinar mais de 5,6 mil vagas em 19 cursos, o que representaria um aumento de 231% em relação a 2011 e de 62% na comparação com 2012, mas, com a ampliação para 7,5 mil vagas, o crescimento será de 341,18% na comparação com 2011 e de 114,29% com relação ao ano passado", calculou Artur Quintella.

Qualificação

Já o instrutor do curso de mecânica de manutenção de motores a diesel da FatecSenai Campo Grande, Efrânio Amorim dos Santos, acrescenta que os alunos que concluírem o curso sairão com conhecimento em metrologia (instrumentos de medição) e com competência para fazer reparos e manutenções em motores movidos a diesel, em transmissão de válvulas e em máquinas a diesel. "Essa iniciativa do Senai vai ao encontro com as necessidades dos moradores do bairro, que muitas vezes não têm condições para arcar com a mensalidade de um curso de qualificação profissional", disse.

Efrânio dos Santos ressalta que as duas turmas estão compostas por pessoas interessadas em atuar no mercado de trabalho como funcionários de alguma empresa e por aquelas que desejam abrir uma oficina por conta própria. "Nós identificamos em todos os alunos um interesse muito grande de buscar mais aprendizado e assim melhorar de vida", avaliou.

O aluno Odair Rodrigues da Silva, 32 anos, morador do Bairro Coophavila II, conta que teve conhecimento do curso por meio das divulgações que são feitas em outdoors espalhados pelos bairros e por meio de carros de som. "Com toda essa divulgação feita pela Fiems, resolvi vir até a Associação de Moradores para me matricular e hoje estou aqui muito satisfeito realizando o curso. Com essa especialização, posso usar o que aprendi não só para arrumar um emprego no mercado de trabalho, mas também prestando serviço por conta própria", disse.

Para o aluno João Carlos Ibarra Ribeiro, 50 anos, que também é morador da Coophavila II, o curso de mecânica de manutenção de motores a diesel é excelente. "Nas primeiras aulas, participei com um pouco de receio de não gostar do curso, mas, depois, meu interesse aumentou porque a forma como o instrutor nos passa as informações é bem clara e simples. Quando acabar o curso, quero abrir a minha própria oficina", garantiu.

Relacionadas

Leia mais

PDA/FIEMS promove curso sobre SST na era do eSocial em Naviraí
FIEMS realiza em Dourados curso sobre Normas Regulamentadoras que mais impactam a indústria
Fiems realiza curso de gestão de projetos e parcerias sindicais

Comentários