A bolsa mais desejada: estudar de graça no SENAI

A aluna Flavia Tampelli conseguiu realizar diferentes cursos na área da moda e a graduação pelo SENAI Cetiqt. Veja como transformar o sonho da educação em realidade

Quem nunca imaginou se especializar de forma totalmente gratuita? Um exemplo de sucesso é a Flavia Tampelli, 23 anos, estudante bolsista no curso de Design de Moda no SENAI Cetiqt. O sonho de ser estilista sempre esteve presente na sua vida e começou com uma brincadeira de infância:

A história da Flavia não acabou quando conheceu o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Na verdade, foi quando seus sonhos começaram a se tornar realidade. 

“O SENAI abriu a porta de um sonho para mim, que eu não achava ser possível”, diz Flavia

A minha condição de vida se apertou demais durante o meu ensino médio. Então, na minha cabeça, eu iria fazer o que conseguisse passar no Enem. Nesse mesmo período, eu fui estudar na escola pública e tive acesso ao Pronatec. Eu também comecei a participar do Grêmio Estudantil da minha escola e me tornei a representante dele.

No ensino médio, Flavia buscava outras opções de cursos em universidades públicas, porque o curso de Moda era oferecido apenas em instituições privadas

Em uma festa dos Grêmios do Rio de Janeiro, eu conheci a Tamires. Nós fizemos uma amizade e ela me contou que fazia cursos de Moda gratuitos, como o de Modelagem. Na hora, eu sabia que aquilo seria a minha chance. Ela me contou que no SENAI Cetiqt havia esses cursos e foi quando eu tive a lembrança do meu professor falando sobre a instituição.

Nós ficamos três meses sem se falar depois disso, então abriu o Pronatec para o SENAI Cetiqt e ela me mandou mensagem na hora. Eu senti que era coisa do destino. Na época, eu estava muito desesperançosa e pensava que a Moda não daria sucesso na minha vida. Outra amiga minha, Tamiris, me viu naquela situação e resolveu me inscrever, mas eu ainda tinha expectativas muito baixas. Quando saiu a lista de classificados, ela me ligou e disse que eu tinha passado.

"Foi a Tamiris que buscou todos os detalhes para fazer a minha inscrição e não deixou que eu desistisse do meu sonho", relembra a aluna

Dentro do curso de Produção de Moda do SENAI, foi muito além do que eu esperava e quando teve as Olimpíadas do Conhecimento, em 2016, formei um grupo com algumas colegas de classe. A gente fez nosso primeiro projeto, uma roupa conversível, que podia usar tanto no trabalho quanto na academia. Os seis melhores projetos seriam selecionados para participar das Olimpíadas, em Brasília. O nosso ficou em primeiro lugar do Brasil.

Essa seria a prova de equipe, mas havia também duas provas individuais, uma de costura e uma surpresa. Eu admito que meu ponto fraco é a costura, então participei da prova de sorteio. No dia, descobri que seria uma prova de customizar um blazer em uma hora.

Após ganhar a prova surpresa na Olimpíada do Conhecimento, Flavia conseguiu alcançar o sonho de estudar Moda de forma gratuita

Eu fiz a prova e fiquei em primeiro lugar do Brasil, com medalha de ouro, e foi quando eu ganhei uma bolsa para a faculdade de Design de Moda. Até hoje, eu fico muito emocionada com esse momento e choro ao lembrar. Eu não teria condições para pagar uma graduação e foi quando um mundo se abriu na minha vida.

Na faculdade, eu tive a oportunidade de participar de vários projetos. Um deles foi o concurso da Juta, eu me inscrevi de última hora com a minha parceira, Amanda Bretas. Nós nos empenhamos muito e resolvemos falar sobre o ativista indígena Raoni. A ideia foi tentar traduzir a luta dele para as roupas e conseguimos ganhar o primeiro lugar.

Flávia participou do Concurso da Juta, em 2019, e suas criações ganharam o primeiro lugar

Com a vitória, antes da pandemia estourar - parece até coisa do destino -, a gente teve a oportunidade de ir para Belém para saber sobre o processo de produção. Eu falo que foi basicamente uma pós-graduação. Durante a pandemia, eu tive que me reorganizar, fui demitida do meu estágio e resolvi me dedicar 100% à faculdade.

Eu sou muito orgulhosa da minha história, porque é você acreditar nos seus sonhos. Aquela história de que os sonhos não se realizam não existe, porque eles se realizam e você pode conquista-los. Você só precisa correr atrás, ter força de vontade e não desistir dos seus objetivos. Você não pode ficar pelo caminho pelas coisas que as pessoas falam, porque muita gente vai te jogar para baixo.

O SENAI é uma grande família para mim, porque quando ele vê que o aluno se dedica, ele oferece as oportunidades para se destacar. Não tenho o que reclamar, tudo que os alunos têm ideia, como abrir uma empresa, eles abraçam. Eles abriram a porta de um sonho para mim, que eu não achava ser possível.

"Minha avó disse que eu seria estilista e isso nunca saiu da minha cabeça", diz Flavia

SENAI oferece bolsas gratuitas para diversos cursos

E, assim como o SENAI está presente na vida da Flavia, a instituição também pode fazer parte da sua. O Cetiqt oferece  programas de bolsas e descontos em seus cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Há vagas disponíveis em todo o país, com opções presenciais e a distância. Para conferir todas as oportunidades, o levantamento quinzenal de vagas traz os cursos disponíveis. 

O acesso à educação está disponível em todos os níveis de aprendizagem, desde a educação básica, com o Serviço Social da Industria (SESI), especialização, nível superior e, até mesmo, inserção no mercado de trabalho.

Relacionadas

Leia mais

Aluna do SENAI completa curso gratutito e on-line aos 77 anos
Ex-docente do SENAI é referência em empreendedorismo e inovação
Cursos do SENAI têm desconto de até 70%

Comentários