TCE vai detalhar relação com jurisdicionados municipais na ExpoCidades

Durante o evento da ExpoCidades, que acontecerá em Campo Grande (MS), Tércio Waldir de Albuquerque, assessor jurídico do gabinete do conselheiro Ronaldo Chadid, fará a explanação do contato que o TCE com representantes de órgãos públicos municipais

Durante a ExpoCidades - Congresso para o Desenvolvimento dos Municípios, que será realizada pela Fiems, Famasul, Fecomércio-MS, Sebrae-MS e Assomasul nos dias 3 e 4 de dezembro, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS) -, o TCE (Tribunal de Contas do Estado) vai detalhar a relação que mantém com os jurisdicionados municipais. O assessor jurídico do gabinete do conselheiro Ronaldo Chadid, Tércio Waldir de Albuquerque, fará a explanação do contato que o TCE tem com prefeitos, vereadores, secretários, secretários municipais e coordenadores de órgãos públicos municipais no dia 3 de dezembro, às 14 horas, no auditório 2 do Albano Franco.

De forma bastante objetiva, ele falará sobre o relacionamento que o Tribunal de Contas do Estado mantém junto a seus jurisdicionados municipais, neste caso, o Poder Executivo, representado pelo prefeito e pelo Poder Legislativo, representado pelas Câmaras Municipais e os vereadores. Tércio de Albuquerque é especialista em Direito Ambiental e mestrando em Direito Internacional Público, além de ser consultor de Direito Administrativo e ter ocupado o cargo de procurador-geral da Câmara Municipal de Campo Grande. Ele também é membro do Conselho Consultivo da European Community Studies Association para a América Latina e da Sociedade Brasileira de Direito Internacional.

O congresso

Promovida pela Fiems, Famasul, Fecomércio-MS, Sebrae-MS e Assomasul (Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul), a ExpoCidades - Congresso para o Desenvolvimento dos Municípios já está com o credenciamento eletrônico disponível por meio do hot site www.expocidades.com.br para os interessados em participar da programação.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o objetivo da ExpoCidades é capacitar prefeitos, agentes de desenvolvimentos, vereadores, lideranças públicas e privadas e técnicos das prefeituras na Lei Geral com foco nos eixos Uso do Poder de Compra, Empreendedor Individual, Desburocratização e Agentes de Desenvolvimento. "Eles poderão aplicar esses temas com maior efetividade nos municípios, buscando auxiliar no desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, além de proporcionar o conhecimento de políticas públicas para o fortalecimento dos pequenos negócios e aqueles pertencentes aos APLs (Arranjos Produtivos Locais)", pontuou.

Confira abaixo a programação completa:

Dia 3 de dezembro (segunda-feira)

8h - Credenciamento

8h15 - Coletiva de imprensa

8h30 - Abertura Oficial

9h - Painel: Desenvolvimento Regional e Eficiência na Gestão Pública e apresentação do Índice Empresarial de Competitividade Municipal de Mato Grosso do Sul (IECM/MS)

11h30 - Entrega do Troféu Mérito Municipalista

12h - Almoço

13h - Credenciamento para o Fomenta Estadual - Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais

14h - Palestra: Medindo os resultados - O Sistema de Monitoramento da Implementação a Lei Geral

14h - Palestra: O TCE/MS e sua relação com os jurisdicionados municipais

14h30 - Casos de Sucesso da Rede de Agente de Desenvolvimento

15h - Palestra: Improbidade Administrativa

15h - Fomenta Estadual - Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais

16h - Visita à Mostra Institucional

16h30 - Palestra: ProLocal - Uma Experiência de Sucesso em Desenvolvimento Territorial

16h30 - Palestra: Regularidade Fiscal - Obrigações e Implicações

17h10 - Palestra: O controle Externo e a Gestão Pública

17h30 - Lançamento do Prêmio Sebrae Agente de Desenvolvimento

18h - Encerramento         

Dia 4 de dezembro (terça-feira)

9h30 - Palestra: Excelência da Gestão Municipal

10h30 - Entrega do Selo Implementação da Lei Geral

11h - Palestra: Municípios Sustentáveis e Lançamento do Caderno Sustentabilidade - Gestão de Resíduos Sólidos

11h30 - Palestra: Modelo de Gestão Conjunta de Resíduos Sólidos nos Municípios de Faixa de Fronteira Ponta Porã (Brasil) - Pedro Juan Caballero (Paraguai)

12h - Almoço

14h - Palestra: Experiência Territórios da Cidadania do Estado de Mato Grosso - Ação que Transforma Vidas

14h - Palestra: Lei de Acesso à Informação

15h - Palestra: ISS Questões Atuais

15h - Palestra: O Agente de Desenvolvimento como Indutor de Transformações

16h - Visita à Mostra Institucional

16h20 - Palestra: Linhas de Financiamento para Prefeituras

16h40 - Visita à Mostra Institucional

17h10 - Palestra: Encerramento de Mandato

17h10 - Palestra: O Pequeno Produtor Rural e a Merenda Escola

18h - Encerramento

 Serviço - Mais informações pelo hot site www.expocidades.com.br ou pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3044-2134

Relacionadas

Leia mais

ExpoCidades vai promover o encontro entre setor produtivo e prefeitos eleitos
Receita Federal vai abordar regularidade fiscal na ExpoCidades
Fiems, Famasul, Fecomércio e Sebrae reúnem-se para acertar detalhes da ExpoCidades

Comentários