Fiems, Famasul, Fecomércio e Sebrae reúnem-se para acertar detalhes da ExpoCidades

Ambiente que será favorável para o desenvolvimento da pequena empresa já está com credenciamento aberto para os interessados em participar da programação

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, recebeu, na tarde desta sexta-feira (23/11), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), os presidentes da Famasul, Eduardo Riedel, e da Fecomércio, Edison Araújo, além do superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, para acertar os detalhes da ExpoCidades, que será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco. O evento, que será promovido pelas quatro entidades e a Assomasul, espera contar com a participação dos prefeitos eleitos e reeleitos das 79 Prefeituras de Mato Grosso do Sul.

Segundo Sérgio Longen, o objetivo da ExpoCidades é capacitar prefeitos, agentes de desenvolvimentos, vereadores, lideranças públicas e privadas e técnicos das prefeituras na Lei Geral com foco nos eixos Uso do Poder de Compra, Empreendedor Individual, Desburocratização e Agentes de Desenvolvimento. "Eles poderão aplicar esses temas com maior efetividade nos municípios, buscando auxiliar no desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, além de proporcionar o conhecimento de políticas públicas para o fortalecimento dos pequenos negócios e aqueles pertencentes aos APLs (Arranjos Produtivos Locais)", pontuou.

Para Eduardo Riedel, o evento é uma grande oportunidade para os municípios que buscam alternativas para melhorar o desempenho. "Sem dúvida este será um grande momento para quem busca melhorias nos resultados e ainda tendo o apoio dos setores econômicos organizados pro meio de suas federações", declarou. Já Edison Araújo destacou a relevância de estreitar as relações com os prefeitos eleitos e reeleitos. "É importante que as instituições que representam o setor produtivo do Estado façam parcerias com os municípios para que possamos levar serviços e investimentos para os municípios e queremos também dos atuais prefeitos um compromisso de uma gestão administrativa de excelência", reforçou.

Além disso, a ExpoCidades também será um evento que vai demonstrar a união do setor empresarial. "O setor empresarial está junto para ajudar a desenvolver os municípios. O que o Sebrae/MS espera é criar um ambiente favorável para desenvolvimento da pequena empresa, criar formas de fazer o desenvolvimento pela inclusão da pequena empresa", disse Cláudio Mendonça. O evento já está com o credenciamento eletrônico disponível por meio do hot site www.expocidades.com.br para os interessados em participar da programação, que inclui, entre outros destaques, os seminários "Prefeitos, Encontro de Agentes de Desenvolvimento" e "Inovar para Competir - Competir para Crescer", além da apresentação do IECM/MS (Índice Empresarial de Competitividade Municipal de Mato Grosso do Sul).

Confira abaixo a programação completa:

Dia 3 de dezembro (segunda-feira)

8h - Credenciamento

8h30 - Abertura Oficial

11h - Entrega do Troféu Mérito Municipalista

12h - Almoço

13h - Credenciamento para o Fomenta Estadual - Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais

14h - Palestra: Medindo os resultados - O Sistema de Monitoramento da Implementação a Lei Geral

14h - Palestra: Conhecendo a Instrução Normativa 35/2011

14h30 - Casos de Sucesso da Rede de Agente de Desenvolvimento

15h - Palestra: Improbidade Administrativa

15h - Fomenta Estadual - Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais

16h - Visita à Mostra Institucional

16h30 - Palestra: ProLocal - Uma Experiência de Sucesso em Desenvolvimento Territorial

16h30 - Palestra: Regularidade Fiscal - Obrigações e Implicações

17h10 - Palestra: O controle Externo e a Gestão Pública

17h30 - Lançamento do Prêmio Sebrae Agente de Desenvolvimento

18h - Encerramento         

Dia 4 de dezembro (terça-feira)

8h - Painel: Desenvolvimento Regional e Eficiência na Gestão e Apresentação do Índice Empresarial de Competitividade Municipal de Mato Grosso do Sul (IEMC/MS)

9h30 - Palestra: Excelência da Gestão Municipal

10h30 - Entrega do Selo Implementação da Lei Geral

11h - Palestra: Municípios Sustentáveis e Lançamento: Caderno Sustentabilidade - Gestão de Resíduos Sólidos

12h - Almoço

14h - Palestra: Experiência Territórios da Cidadania do Estado de Mato Grosso - Ação que Transforma Vidas

14h - Palestra: Lei de Acesso à Informação

15h - Palestra: ISS Questões Atuais

15h - Palestra: O Agente de Desenvolvimento como Indutor de Transformações

16h - Visita à Mostra Institucional

16h20 - Palestra: Linhas de Financiamento para Prefeituras

16h40 - Visita à Mostra Institucional

17h10 - Palestra: Encerramento de Mandato

17h10 - Palestra: O Pequeno Produtor Rural e a Merenda Escola

18h - Encerramento

Serviço - Mais informações pelo hot site www.expocidades.com.br ou pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3044-2134

Relacionadas

Leia mais

ExpoCidades vai promover o encontro entre setor produtivo e prefeitos eleitos
Setor produtivo vai debater ações de desenvolvimento dos municípios na ExpoCidades
MPE vai detalhar na ExpoCidades crime de improbidade administrativa

Comentários