ExpoCidades vai promover o encontro entre setor produtivo e prefeitos eleitos

O evento, que será realizado no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), tem a expectativa de atrair pelo menos duas mil pessoas nos dois dias

A ExpoCidades - Congresso para o Desenvolvimento dos Municípios, que será realizada nesta segunda (03/12) e terça-feira (04/12), das 8 às 18 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS) -, vai promover o encontro entre o setor produtivo e as 79 prefeituras municipais de Mato Grosso do Sul. Promovido pela Fiems, Famasul, Fecomércio-MS, Sebrae-MS e Assomasul, o evento, que terá na cerimônia de abertura as presenças do governador André Puccinelli e dos senadores Delcídio do Amaral e Waldemir Moka, contará com o Seminário de Prefeitos, Encontro de Agentes de Desenvolvimento, Fomenta Estadual, Seminário Inovar para Competir - Competir para Crescer e apresentação do IECM/MS (Índice Empresarial de Competitividade Municipal de Mato Grosso do Sul), além de mostra institucional do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BID para demonstrar produtos e serviços.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a expectativa é atrair pelo menos duas mil pessoas nos dois dias da ExpoCidades e contar com a presença do maior número possível dos 79 prefeitos e vice-prefeitos eleitos do Estado. "O evento é a oportunidade de capacitação para os novos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças públicas e privadas e técnicos na Lei Geral com foco nos eixos Uso do Poder de Compra, Empreendedor Individual, Desburocratização e Agentes de Desenvolvimento. Eles poderão aplicar esses temas com maior efetividade nos municípios, buscando auxiliar no desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, além de proporcionar o conhecimento de políticas públicas", pontuou.

Talk show

No primeiro dia da ExpoCidades, logo após a cerimônia oficial de abertura, às 8h30, no auditório principal do Albano Franco, os presidentes da Fiems, Sérgio Longen, da Famasul, Eduardo Riedel, e da Fecomércio-MS, Edison Araújo, e o superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, vão debater as ações de integração e fortalecimento do desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso do Sul. O debate terá o formato de um talk show mediado pelo jornalista Heraldo Pereira, apresentador do Jornal Nacional, da Rede Globo.

Durante o talk show, os presidentes da Fiems, Famasul e Fecomércio-MS e o superintende do Sebrae/MS debaterão com o governador André Puccinelli, os senadores Delcídio do Amaral e Waldemir Moka e os prefeitos eleitos as ações de integração e fortalecimento do desenvolvimento nos municípios em cada uma das áreas de atuação das entidades. Na abertura do debate, cada debatedor terá 10 minutos para abordar o tema mais relevante do respectivo setor (indústria, comércio, agropecuária e micro e pequenas empresas), enquanto o mediador Heraldo Pereira fará perguntas para eles e abrirá também para os prefeitos eleitos questioná-los.

Na avaliação do presidente da Assomasul e prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug, a iniciativa da Fiems, Famasul, Fecomércio-MS e Sebrae/MS de promoverem um debate entre os representantes dos principais setores da economia de Mato Grosso do Sul e os prefeitos eleitos é extremamente relevante e oportuna. "Os novos prefeitos precisam desse tido de orientação para quando forem assumir os respectivos mandatos em 2013 terem uma noção do verdadeiro potencial econômico da cidade que vão administrar. Esse talk show deve contribuir nesse sentido", pontuou.

Ele acrescenta que a ExpoCidades vai abrir novos horizontes para os prefeitos eleitos, principalmente, para os que estão entrando agora na vida política. "Hoje, um prefeito só consegue administrar seu município por meio de parcerias com entidades como a Fiems, Famasul, Fecomércio e Sebrae. Esse evento é uma prova disso e ofertará, além desse debate, palestras que devem contribuir com o processo de transição, que é a etapa mais importante nesse momento, tanto para o gestor que encerra o seu mandato, quanto para aquele que o inicia. É a hora propícia para sanar eventuais irregularidades ainda pendentes, reunir informações sobre a administração, identificando a real situação financeira, patrimonial, administrativa e fiscal do município", ressaltou.

Confira abaixo a programação completa:

Dia 3 de dezembro (segunda-feira)

8h - Credenciamento

8h15 - Coletiva de imprensa

8h30 - Abertura Oficial

9h - Painel: Desenvolvimento Regional e Eficiência na Gestão Pública e apresentação do Índice Empresarial de Competitividade Municipal de Mato Grosso do Sul (IECM/MS)

11h30 - Entrega do Troféu Mérito Municipalista

12h - Almoço

13h - Credenciamento para o Fomenta Estadual - Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais

14h - Palestra: Medindo os resultados - O Sistema de Monitoramento da Implementação a Lei Geral

14h - Palestra: O TCE/MS e sua relação com os jurisdicionados municipais

14h30 - Casos de Sucesso da Rede de Agente de Desenvolvimento

15h - Palestra: Improbidade Administrativa

15h - Fomenta Estadual - Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais

16h - Visita à Mostra Institucional

16h30 - Palestra: ProLocal - Uma Experiência de Sucesso em Desenvolvimento Territorial

16h30 - Palestra: Regularidade Fiscal - Obrigações e Implicações

17h10 - Palestra: O controle Externo e a Gestão Pública

17h30 - Lançamento do Prêmio Sebrae Agente de Desenvolvimento

18h - Encerramento         

Dia 4 de dezembro (terça-feira)

9h30 - Palestra: Excelência da Gestão Municipal

10h30 - Entrega do Selo Implementação da Lei Geral

11h - Palestra: Municípios Sustentáveis e Lançamento do Caderno Sustentabilidade - Gestão de Resíduos Sólidos

11h30 - Palestra: Modelo de Gestão Conjunta de Resíduos Sólidos nos Municípios de Faixa de Fronteira Ponta Porã (Brasil) - Pedro Juan Caballero (Paraguai)

12h - Almoço

14h - Palestra: Experiência Territórios da Cidadania do Estado de Mato Grosso - Ação que Transforma Vidas

14h - Palestra: Lei de Acesso à Informação

15h - Palestra: ISS Questões Atuais

15h - Palestra: O Agente de Desenvolvimento como Indutor de Transformações

16h - Visita à Mostra Institucional

16h20 - Palestra: Linhas de Financiamento para Prefeituras

16h40 - Visita à Mostra Institucional

17h10 - Palestra: Encerramento de Mandato

17h10 - Palestra: O Pequeno Produtor Rural e a Merenda Escola

18h - Encerramento

Serviço - Mais informações pelo hot site www.expocidades.com.br ou pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3044-2134

Relacionadas

Leia mais

Inovação e patentes aproximam universidades do setor produtivo
1º Encontro de Sindicatos coloca em pauta temas de interesse do setor produtivo local

Comentários