Rio é sede de Encontro Brasil-Alemanha

Debater novas formas de cooperação a fim de fomentar e estreitar os laços comerciais e diplomáticos entre Brasil e Alemanha, esse é o objetivo do Encontro Econômico Brasil - Alemanha (EEBA)

Debater novas formas de cooperação a fim de fomentar e estreitar os laços comerciais e diplomáticos entre Brasil e Alemanha. Esse é o objetivo do Encontro Econômico Brasil - Alemanha (EEBA), que o Sistema FIRJAN e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) promovem nos dias 19 e 20 de setembro, no Píer Mauá.

O evento é realizado em parceria com a Bundesverband der Deutchen Industries (BDI) e a Câmara Brasil-Alemanha (AHK) e nesta edição contará, também, com o apoio do governo do estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro.
 
Na cerimônia de abertura do EEBA estão previstas as presenças da presidente da República, Dilma Rousseff, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e de ministros de Relações Exteriores e Desenvolvimento Econômico de ambos os países. Neste ano, são esperados cerca de dois mil participantes, sendo 500 alemães e 1.500 brasileiros.

O tema desta edição do EEBA será “Inovação para Competitividade”. Durante os dois dias de evento estão programados painéis sobre cooperação e oportunidades de negócios entre os dois países, além de workshops, nos quais os participantes poderão debater temas como: inovação, pesquisa e desenvolvimento, logística, mobilidade urbana, infraestrutura, oportunidades no setor de petróleo e gás, negócios relacionados à Copa do Mundo e às Olimpíadas, inserção internacional de pequenas e médias empresas e cooperação na área de saúde.

Rodada de Negócios

Os empresários poderão também participar da rodada de negócios (matchmaking), iniciativa que será coordenada pela Câmara Brasil-Alemanha, uma das realizadoras do evento. Ao participar do matchmaking, a empresa contará com o mapeamento e a identificação de interesses comerciais de ambos os países, além da intermediação individual de contatos comerciais e agendamento de reuniões entre empresários brasileiros e alemães.

Por ocasião do EEBA, será entregue, na noite do dia 18 de setembro, o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha. O prêmio foi instituído em 1995 por iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e é conferido àqueles que se destacaram no trabalho de fortalecimento dos laços de amizade e do dinamismo dos negócios bilaterais. Os homenageados deste ano serão o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o presidente do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn.

Histórico

Desde 1974 o EEBA é realizado ininterruptamente no Brasil e na Alemanha de forma alternada. Esta edição englobará o 29º Encontro Empresarial e a 38ª Reunião da Comissão Mista de Cooperação Econômica Brasil- Alemanha.
 
O encontro, portanto, é um dos mais importantes eventos da agenda bilateral dos dois países, reunindo os principais atores do ambiente econômico.

Em 2010, o EEBA aconteceu na cidade de Munique e reuniu em torno de 780 participantes, dos quais 300 empresários brasileiros. A partir do tema “Parceria Brasil- Alemanha: Inovadora, Sustentável, Bem-Sucedida”, foram realizados mais de 200 encontros durante a Rodada de Negócios.

Relacionadas

Leia mais

Conselho Nacional do SESI inaugura nova sede em Brasília
Encontro Econômico Brasil-Alemanha reunirá presidentes de grandes multinacionais
SENAI firma parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha para projetos de inovação

Comentários