SENAI firma parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha para projetos de inovação

Acordo foi assinado no 5º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação. Diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi apresentou a iniciativa Indústria + Avançada, que leva a Indústria 4.0 a pequenas e médias empresas

O acordo foi assinado pelo presidente da AHK, Wolfram Anders e pelo diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) firmou acordo de cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK) para o desenvolvimento de ações bilaterais em apoio à inovação e tecnologia. O documento foi assinado nesta quinta-feira (28) pelo diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, e pelo presidente da AHK e também diretor da Robert Bosch, Wolfram Anders, durante o 5º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, realizado na capital paulista.

O acordo inclui o lançamento de desafios de empresas alemãs para startups brasileiras, por meio do Edital de Inovação para a Indústria. Entre as empresas que já participam com desafios na iniciativa Startups Connected, promovida pela AHK, estão as multinacionais alemãs BASF, Bayer, Prensas Schuler, SAP, Siemens e Volkswagen.

“A cooperação entre o SENAI e a Câmara Brasil-Alemanha tem o objetivo de promover a cooperação bilateral entre os dois países no campo da inovação e tecnologia, e a conexão entre startups e desafios de empresas de grande porte, aproveitando os ativos já existentes dos dois lados”, destacou Rafael Lucchesi.

O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do SENAI, do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (SESI), voltada para a valorização de práticas inovadoras. O projeto financia o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores.

INDÚSTRIA + AVANÇADA – Também durante o 5º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação, o diretor-geral do SENAI apresentou o Indústria + Avançada, que leva a realidade da Indústria 4.0 a pequenas e médias empresas. A iniciativa faz parte do Programa Brasil Mais Produtivo, conduzido pelo SENAI em conjunto com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). 

Segundo Lucchesi, as companhias que participam do Programa Brasil mais Produtivo registraram ganho médio de produtividade de 50%. “Criando uma camada de digitalização em plantas industriais pré-existentes buscamos uma produção mais enxuta, seguindo a Lean Production”, afirmou o diretor-geral do SENAI. 

“Através da aplicação de técnicas de digitalização e conectividade, é possível tornar a produção de pequenas e médias empresas mais previsível. Com o aumento da previsibilidade, aumentamos a produtividade e diminuímos os desperdícios. Esse recorte de técnicas poderá ser levado, por meio de ferramentas simples e de baixo custo, a qualquer empresa industrial brasileira”, acrescentou Lucchesi.

Relacionadas

Leia mais

Três acordos pendentes entre Brasil e Alemanha
Alunos do SESI criam solução para reduzir consumo de água e são destaque no Jornal Nacional
O SENAI foi a pista de onde eu decolei para realizar meus sonhos, diz astronauta Marcos Pontes, que também estudou no SESI

Comentários