Privatizações e concessões são melhor alternativa para equilibrar contas públicas, defende população

Revelação consta em levantamento da CNI realizado com 2.002 pessoas em 143 municípios no mês de março

A venda e a concessão de bens e empresas públicas para a iniciativa privada é a principal alternativa para o governo equilibrar as contas públicas, caso mantenha os gastos atuais, segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 2.002 pessoas em 143 municípios entre os dias 17 e 20 de março. A maior parte dos brasileiros (80%) acha que o governo deveria reduzir os gastos, 5% não souberam responder, e 15% disseram que deve manter. A esses últimos foram apresentadas três opções para que seja possível equilibrar as contas públicas mesmo com a manutenção das despesas. Em segundo lugar apareceu a criação de novos impostos (17%). E em terceiro, o aumento da dívida pública (12%). Outros 30% não souberam ou não quiseram responder.

"É importante destacar que apesar de essas medidas mitigarem o problema enfrentado nas contas públicas brasileiras, elas não resolvem no longo prazo, pois os gastos públicos no Brasil vêm crescendo a uma taxa superior ao crescimento da economia nos últimos anos", ressalva o documento.

Os gastos públicos subiram muito nos últimos anos, na opinião de 59% da população. E para 80%, devem ser reduzidos. Quando questionados sobre onde o governo deve cortar, 32% citaram o custeio da máquina pública, 22% os salários dos funcionários públicos e 11% os programas sociais. Também foram citados os investimentos em infraestrutura (9%), o seguro-desemprego (4%) e aposentadorias/pensões (2%). Educação, saúde e segurança receberam 1% das citações cada. Outros 15% não citaram nenhuma das áreas ou não souberam responder.

SAIBA MAIS - Conheça todos os detalhes da pesquisa na página dos Retratos da Sociedade - Serviços públicos, tributação e gasto do governo.

LEIA TAMBÉM

Relacionadas

Leia mais

Privatização da administração portuária é caminho inevitável, avalia Conselho de Infraestrutura da CNI
CNI apresenta caminhos e oportunidades para  a privatização da infraestrutura no Brasil
Concessões são decisivas para recuperação e modernização da infraestrutura, avalia CNI

Comentários