Paraguai anuncia plano de investimentos de U$ 7 bilhões e quer atrair empresários brasileiros

Durante a reunião na sede da CNI, em Brasília (DF), ministro paraguaio ressaltou os atrativos da economia do país, com estabilidade econômica, inflação controlada e crescimento recorde

Encontro dos ministros paraguaios com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, sinaliza importante aproximação entre os dois países

Os ministros de Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, e de Obras Públicas e Comunicações, Ramón Jiménez, apresentaram um plano de investimentos público-privado de US$ 7 bilhões nos próximos cinco anos. As oportunidades que surgirão naquele país foram apresentadas ao presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, em reunião com empresários e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel. 

O encontro é mais um passo importante de aproximação empresarial entre os dois países desde a construção da hidrelétrica de Itaipu. Durante a reunião realizada na sede da CNI, em Brasília (DF), Leite ressaltou os atrativos da economia paraguaia, com estabilidade econômica, inflação controlada e crescimento recorde. Em 2013, o Paraguai registrou o terceiro maior crescimento mundial, 14,1%. 

Em entrevista ao Portal da Indústria , Gustavo Leite falou do esforço do Paraguai para se transformar em uma terra de oportunidades. Ouça clicando aqui

O ministro ainda citou o baixo custo de produção, o que é confirmado por entidades empresariais brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o custo para se produzir uma calça jeans no Paraguai é 35% menor que no Brasil. 

De acordo com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o país vizinho é um destino a ser buscado pelas empresas brasileiras. “O Paraguai se destaca pela estabilidade da economia, da moeda e nas contas públicas. Em 2013, mostrou uma expansão econômica bem acima dos países da América Latina. E segundo projeções o ritmo continuará forte nos próximos anos. Além disso, o Paraguai tem custos muito competitivos de produção. É o caso das tarifas de energia elétrica e da mão de obra”, concluiu. 

MISSÃO EMPRESARIAL - No dia 17 de fevereiro, uma comitiva de empresários e investidores brasileiros viaja para o país vizinho. A missão empresarial vai conhecer de perto as oportunidades de negócios, investimentos e incentivos fiscais. O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, também participa.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Acordo com o Paraguai e investimentos no setor sucroenergético. Veja os destaques do Minuto da Indústria
Longen defende mais integração com Paraguai durante reunião com ministros na CNI
Empresários já podem se inscrever para missões comerciais ao Paraguai, à Colômbia e capacitações realizadas em julho

Comentários