Mercado de moda volta a contratar

País fechou o mês com 1,76 milhão de vagas no mercado de moda

De acordo com apuração do ministério do Trabalho, esse final de ano foi registrado aumento de vagas em todos os segmentos monitorados. O saldo entre admitidos e demitidos ficou positivo para a indústria têxtil e de vestuário, para o comércio varejista e atacadista. O Brasil fechou o mês com 1,76 milhão de vagas no mercado de moda. Deste total, indústria têxtil e de vestuário respondem por 58,4% dos empregos, outros 39,3% são sustentados pelo varejo e os 2,3% restantes representam os postos do comércio por atacado.

Na indústria, o saldo de agosto foi pequeno, de 159 contratações, e interrompe uma sequência de três meses consecutivos de quadro em queda. Quanto ao varejo, agosto é o primeiro mês do ano a apresentar saldo positivo e representativo, pois, criou 3.181 vagas a mais. Com quadro de pessoal menor que as outras duas atividades, também o atacado ficou com 36 postos a mais do que tinha em julho, com agosto sendo o segundo mês de aumento de pessoal (abril foi o outro).

A retomada do mercado de trabalho nas quatro atividades não foi, contudo, horizontal, de modo a atingir todos os estados. Enquanto 14 estados reduziram vagas na indústria, 13 expandiram as contratações. São Paulo foi o estado que mais cortou postos, sendo seguido de longe por Rio de Janeiro e menos ainda por Ceará. Na outra ponta, Santa Catarina lidera os estados com maior saldo positivo dos empregos industriais, depois vêm Minas Gerais e Goiás, nesta ordem.

O comportamento do comércio fugiu um pouco desse desempenho. O varejo que concentra o maior número de trabalhadores foi o segmento que cresceu em mais estados. Apenas seis unidades federativas reduziram as vagas, além do Distrito Federal que manteve o quadro sem alteração em relação a julho. A reação do atacado seguiu mais ou menos o comportamento do emprego industrial com 11 estados demitindo mais que admitindo, outros três mantiveram estável o número de vagas e 13 registraram mais postos de trabalho preenchidos.

Relacionadas

Leia mais

Cresce a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Cursos do SENAI CETIQT são reformulados para atender novas demandas da indústria têxtil e química
Expectativa da indústria de aumento do emprego é positiva pelo terceiro mês consecutivo

Comentários