Melhora a confiança dos brasileiros, mostra pesquisa da CNI

CNI alerta que a confiança dos brasileiros ainda é baixa

Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) aumentou 3% em julho na comparação com junho. Com isso, o INEC alcançou 109,5 pontos neste mês, informa a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (31), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Apesar disso, a CNI alerta que a confiança dos brasileiros ainda é baixa. O INEC deste mês é 0,5% inferior ao de julho do ano passado. 

Conforme a pesquisa, a melhora na confiança é resultado, sobretudo, da melhora das expectativas dos brasileiros em relação à inflação, ao desemprego e à renda pessoal.  Parte dos consumidores que, nos meses passados, esperavam queda na renda e aumento da inflação e do desemprego, passou a acreditar na estabilidade desses indicadores. O índice de expectativa de evolução da renda pessoal para os próximos seis meses aumentou 7,7% em julho frente a junho. Os índices de expectativa sobre a inflação e o desemprego aumentaram 7,1%. Quanto maior é o aumento dos índices, mais otimistas são as perspectivas. 

A melhor avaliação da situação financeira também contribuiu para o aumento da confiança do consumidor em julho. "O indicador aumentou 5,3%, refletindo um menor número de consumidores que perceberam piora na sua situação financeira nos últimos três meses", diz a CNI. "O índice de compras de maior valor recuou 3,3%, o que aponta redução na expectativa de consumo desses bens", afirma a pesquisa. 

Realizada em parceira com o Ibope Inteligência, essa edição do INEC ouviu 2.002 pessoas de todo país entre 18 e 21 de julho.

Relacionadas

Leia mais

Conheça as principais propostas para ampliar comércio e investimento na África
Indústrias do Rio Grande do Sul representam 6,1% do PIB Industrial brasileiro
Melhoram as perspectivas na indústria da construção, informa CNI

Comentários