Indústria defende proposta que permite retroagir prejuízos registrados durante pandemia

Projeto em discussão no Congresso Nacional prevê que empresas retifiquem declarações de renda de 2018 e de 2019. Restituições de IRPJ e CSLL ajudariam empresas a ter caixa para atravessar período agudo da crise

Deputado Luís Miranda debateu PL 3140 com representantes da indústria

A sustentabilidade das empresas durante a crise econômica decorrente da pandemia do novo coronavírus foi o principal tema da reunião do Conselho de Assuntos Legislativos (CAL) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta terça-feira (16). Realizado de forma virtual, o encontro reuniu representantes de associações setoriais e federações estaduais da indústria para debater as medidas emergenciais em tramitação no Congresso Nacional e os potenciais avanços que podem ajudar na sobrevivência de empresas e a preservação de empregos em tempos de Covid-19.

O assunto do dia foi o Projeto de Lei 3.140/2020, do deputado Luís Miranda (DEM-DF), que permite às empresas utilizar eventuais prejuízos fiscais registrados durante a calamidade pública para retificar as declarações de renda de 2018 e 2019. A medida teria como efeito a restituição de valores pagos em Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e em Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), reforçando o caixa das empresas enquanto enfrentam forte queda no faturamento e incertezas quanto à retomada da economia no médio prazo.

Convidado para participar da reunião do CAL, Miranda explicou que a proposta é essencial em tempos da Covid-19 por possibilitar uma injeção de recursos para capital de giro das empresas num contexto em que as linhas de crédito têm se mostrado pouco acessíveis para a maioria do setor privado. Ele estima que a medida pode alcançar cerca de 146 mil empresas tributados pelo regime do lucro real.

“São as empresas que mais empregam no Brasil. O que enfrentamos é uma realidade totalmente atípica, não vista nos últimos 100 anos. A medida dá condição instantânea para as empresas, é um capital de giro que se dá para terem melhor sustentabilidade e mais condições de manutenção do emprego”, disse.

Miranda também rebateu a noção de que a medida implica desoneração com impactos permanentes na arrecadação dos cofres públicos. Na prática, os impostos que forem restituídos durante a calamidade serão pagos a mais quando as empregas voltarem a ter lucro, neutralizando o impacto fiscal no futuro.

Proposta está entre medidas prioritárias para atenuar crise

Presidente do CAL e vice-presidente executivo da CNI, Paulo Afonso Ferreira, destacou que a proposta está entre o conjunto de medidas encaminhado pela indústria ao governo federal e ao Congresso Nacional com o objetivo de atenuar os efeitos da crise sobre o setor produtivo. As propostas foram construídas pela CNI em parceria com as federações estaduais e o Fórum Nacional da Indústria (FNI), que congrega as associações setoriais.

“Nós temos de pensar no pós-pandemia, reunindo e apoiando os projetos que ajudem da retomada das atividades e da economia”, disse. Segundo Ferreira, além das medidas provisórias que trouxeram alternativas na legislação trabalhista para que as empresas mantenham empregos, é fundamental o avanço das propostas que ajudem a canalizar o crédito às empresas, que têm tido grandes dificuldades acessar as linhas de crédito criadas no contexto do enfrentamento da crise.

Presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, avalia que o PL 3140 é um instrumento que ajuda a dar fôlego ao setor produtivo sem que se tenha que recorrer ao sistema financeiro. “É capital de giro na veia. A retroatividade e o uso dos impostos acumulados é crítico no momento em que o crédito está interrompido para chegar na ponta”, ponderou.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrôncia (Abinee), Humberto Barbato, o Congresso Nacional tem conseguido avançar na discussão e aprovação das medidas emergenciais, mesmo em face dos desafios de realizar votações virtuais e a distância.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias

Relacionadas

Leia mais

Saiba como obter a linha BNDES Crédito Cadeias Produtivas
SESI lança protocolo para retomada de atividades produtivas em tempos de Covid-19
Vai dar match! Conheça o Contrate-me

Comentários