Imposto de Renda 2020: CNI pede ampliação do prazo de entrega para 31 de julho

A Confederação entende que o isolamento da população contra o coronavírus dificulta a obtenção dos documentos necessários para o preenchimento das declarações do IRPF

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, propôs a prorrogação do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), por 90 dias, período para que a economia volte à normalidade e para que os contribuintes tenham condições de obter todos os documentos necessários para preencher suas declarações de forma correta.

A sugestão foi encaminhada, por meio de carta, ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao secretário especial da Receita Federal, José Tostes Neto. Se aceita, a entrega da declaração passaria de 30 de abril para 31 de julho de 2020.

A CNI leva em consideração a propagação comunitária do Covid-19, as medidas de urgência adotadas para diminuir as contaminações pela doença, como a necessidade de isolamento social e de quarentena, e o fato de diversas categorias profissionais estarem inteiramente dedicadas a reduzir os efeitos negativos do coronavírus.

Adiamento do IRPF busca evitar sobrecarga de categorias profissionais

Além disso, segundo a carta, as restrições de movimentação e convívio social podem causar dificuldades para o preenchimento correto das declarações e ter impactos financeiros negativos sobre as pessoas decorrentes do preenchimento inadequado ou extemporâneo da declaração.

"A medida tem o objetivo, sobretudo, de evitar uma sobrecarga para as diversas categorias profissionais que vêm se dedicando a garantir o regular funcionamento de atividades essenciais para que a sociedade brasileira consiga atravessar a grave crise que enfrenta, em decorrência da pandemia da covid-19", afirma Robson Braga de Andrade na carta.

Esse pedido se soma à proposta da CNI de adiamento, por 90 dias, do pagamento de todos os tributos federais das empresas e da apresentação das obrigações acessórias, enviada a autoridades do governo federal e do Congresso Nacional, em 18 de março de 2020. 

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Agenda Internacional da Indústria vai trabalhar pela recuperação do comércio exterior brasileiro
Adiar pagamento de tributos e financiamentos contribuirá para empresas sobreviverem à crise, diz gerente da CNI
SESI lança guia que orienta empresas em planos de combate ao coronavírus

Comentários