ENAI 2014: CNI debate com parlamentares os desafios do país de 2015 a 2018

Para a CNI, a agenda tributária, a modernização das leis trabalhistas e o aumento dos investimentos em infraestrutura devem ser prioridades para o primeiro ano do novo governo

A agenda tributária, a modernização das leis trabalhistas e o aumento dos investimentos em infraestrutura devem ser prioridades para o primeiro ano do novo governo, defende a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade elegeu os três temas dentro de uma pauta mais ampla que abrange dez fatores-chave capazes de elevar a competitividade da indústria e ajudar a retomar o crescimento da economia. A agenda dos poderes Executivo e Legislativo para o próximo mandato será tema do debate O Brasil 2015 - 2018: desafios, expectativas e agenda , que abre o primeiro dia do Encontro Nacional da Indústria (ENAI), nesta quarta-feira (5), em Brasília. De 11h às 12h, parlamentares convidados pela CNI vão participar de talk show mediado pelo jornalista William Waack.

Para a CNI, aprofundar o diálogo entre setor privado e poder público é decisivo para a competitividade do país. "Queremos saber a visão dos parlamentares sobre os desafios econômicos e políticos nos próximos anos e se consideram possível fazer as reformas esperadas", afirma o diretor de Políticas e Estratégia da CNI, José Augusto Fernandes. Confira no vídeo:

A indústria defende uma reforma tributária que simplifique o sistema de arrecadação de impostos, acabe com a cobrança dos tributos em cascata desonere os investimentos e as exportações. Para melhorar a infraestrutura do país, é preciso aperfeiçoar a gestão, eliminar obstáculos, como o atraso das obras, reduzir a burocracia e aumentar os investimentos públicos e privados em estradas, portos, ferrovias e aeroportos, estabelecendo sistemas eficientes e integrados de logística. Além disso, é preciso fortalecer as agências reguladoras, criar um marco regulatório para o gás natural. A modernização das leis do trabalho deve priorizar a regulamentação da terceirização e a valorização das negociações coletivas.

AÇÕES PARA CRESCER MAIS E MELHOR - A agenda para o país retomar o crescimento está no documento Propostas da Indústria para as Eleições 2014, que reúne 42 estudos e recomendações capazes de promover o desenvolvimento do país nos próximos anos. O trabalho é resultado de debates e reuniões realizados com centenas de empresários, especialistas, e representantes das associações setoriais da indústria e das federações estaduais.

AÇÕES PARA CRESCER MAIS E MELHOR - A agenda para o país retomar o crescimento está no documento Propostas da Indústria para as Eleições 2014 , que reúne 42 estudos e recomendações capazes de promover o desenvolvimento do país nos próximos anos. O trabalho é resultado de debates e reuniões realizados com centenas de empresários, especialistas, e representantes das associações setoriais da indústria e das federações estaduais.

Todos os projetos foram elaborados com base no Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022 que estabelece as ações necessárias para fazer o Brasil crescer mais e melhor. Assim como o Mapa, as propostas para as eleições 2014 estão agrupadas em dez fatores-chave: educação; ambiente macroeconômico; eficiência do Estado; segurança jurídica e burocracia; desenvolvimento de mercados; relações de trabalho; financiamento; infraestrutura; tributação; inovação e produtividade. Com a carteira de projetos, a CNI pretende ajudar os novos governantes e congressistas a aumentar a competitividade da indústria e o crescimento do Brasil.

REFLEXÕES PARA O PAÍS - O Encontro Nacional da Indústria, que ocorre anualmente desde 2006, é a maior reunião de líderes empresariais e representantes de sindicatos e associações industriais de todo o país. No evento, empresários, representantes do governo, líderes políticos e acadêmicos refletem, debatem e propõem ações sobre os temas que têm impacto no desempenho da indústria e da economia brasileiras. O ENAI expõe a agenda do setor produtivo e fortalece o diálogo entre os empresários, o governo e os outros segmentos da sociedade.

PROPOSTAS DA INDÚSTRIA - Confira o site com todos os estudos organizados pela CNI com as sugestões do setor para o próximo governo. Nele é possível fazer o download dos estudos em PDF ou dos infográficos que resumem as 42 propostas.

MULTIMÍDIA - O Portal da Indústria transmite a 9ª edição do ENAI ao vivo. Você também pode acompanhar a cobertura completa do evento nos perfis da CNI no Facebook e no Twitter, além de acessar as principais fotos no Flickr.

COBERTURA COMPLETA

Relacionadas

Leia mais

Desafios da água
VÍDEO: Presidente da CNI fala sobre os desafios da indústria 4.0 para as empresas à revista Exame
CNI analisa os próximos desafios nacionais e globais da indústria brasileira

Comentários