Brasil precisa investir no desenvolvimento regional, afirmam especialistas

Tema foi discutido no Workshop Desenvolvimento Regional: Proposta de Agenda para o Novo Governo, promovido pela CNI

O crescimento do Brasil depende da redução das desigualdades econômicas e sociais do país. Para isso, o governo federal precisa trabalhar com políticas públicas  que contemplem as diferenças entre as regiões. É o que acreditam empresários e especialistas que participaram do Workshop Desenvolvimento Regional: Proposta de Agenda para o Novo Governo, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (26), em Brasília.

As discussões ajudarão a CNI a construir um conjunto de sugestões para o desenvolvimento regional do Brasil. O documento será entregue aos candidatos à presidência da República no mês de julho. Esta é a segunda vez que a instituição apresenta esse tipo de proposta aos presidenciáveis. A primeira vez foi em 2010. (confira o PDF ao fim do texto).

De acordo com o presidente do Conselho Temático de Integração Nacional da CNI, Jorge Côrte Real, o desenvolvimento regional é fundamental para promover o crescimento sustentável do país. “Ainda não houve uma política consistente nem uma política que durasse um tempo suficiente para que essas desigualdades e disparidades econômicas e sociais fossem minimizadas ou mesmo resolvidas. Queremos que esse documento represente os anseios dessas regiões e, mais do que isso, que despertem a necessidade dessa política nacional de desenvolvimento regional. O que se vê hoje em dia são iniciativas pontuais”, afirmou Côrte Real.

Participaram do Workshop representantes das federações da indústria e de órgãos que atuam diretamente com o financiamento do desenvolvimento regional

INVESTIMENTOS TERRITORIAIS - Durante o encontro, a professora do departamento de Economia da Universidade de Federal de Pernambuco (UFPE), Tânia Bacelar, defendeu a necessidade de investimentos territoriais, e não apenas setoriais, como sempre foi feito. Para ela, as políticas públicas devem ter atenção especial às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Ouça o áudio aqui.

O diretor de Gestão de Fundos e Incentivos e de Atração de Investimentos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Henrique Aguiar, destacou a necessidade de mais investimentos com foco regional. “Desenvolvimento passa por infraestrutura, ciência, tecnologia e educação”, pontuou.

Participaram do workshop representantes das federações da indústria e de órgãos que atuam diretamente com o financiamento do desenvolvimento regional - Sudene, Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste - além de dirigentes do Ministério da Integração Nacional e do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior.

Para a CNI, a busca por um desenvolvimento espacialmente integrado e regionalmente harmônico deve ser parte integrante de um projeto nacional e não apenas preocupação de regiões menos desenvolvidas. A redução das disparidades regionais e das desigualdades sociais é fator decisivo para a elevação do ritmo de crescimento econômico do Brasil.

Download de Arquivos

A Indústria e o Brasil - Desenvolvimento Regional (PDF 2,63 MB)

Relacionadas

Leia mais

Informativo do Conselho de Integração Nacional da CNI discute desenvolvimento regional
Reconhecimento de incentivos fiscais é crucial para o desenvolvimento regional e para a segurança jurídica, afirma CNI
Artigo: Uma agenda para o Brasil crescer

Comentários