Brasil precisa de capital estrangeiro para cobrir déficit anual de US$ 64 bilhões de obras de infraestrutura, diz CNI

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) , o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ampliou a média anual de investimentos entre 2001 e 2006, mas não consegue suprir toda a necessidade de obras em rodovias, ferrovias e portos

"Vamos criar um diálogo estreito com os diferentes países para integrar mais e melhor as indústrias brasileiras” - Carlos Abijaodi (centro)

O Brasil tem um déficit de US$ 64 bilhões em obras de infraestrutura. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ampliou a média anual de investimentos de US$ 2 bilhões, entre 2001 e 2006, para US$ 5 bilhões, mas não consegue suprir toda a necessidade de obras em rodovias, ferrovias e portos.

Diferentemente do Chile, por exemplo, que investe 6,2% do PIB em infraestrutura, o  Brasil investe apenas 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e, por isso, precisa abrir concessões públicas e melhorar o ambiente de negócios para atrair mais investimentos do setor privado nacional e estrangeiro.

Essa foi a mensagem da CNI durante o Briefing Diplomático, a primeira reunião promovida com 118 diplomatas, de 78 países, em Brasília. A instituição está empenhada em apresentar às embaixadas estrangeiras, a cada seis meses, sua agenda de prioridades para as políticas públicas e, assim, se tornar fonte primária das informações enviadas às outras nações.

“Vamos criar um diálogo estreito com os diferentes países para integrar mais e melhor as indústrias brasileiras”, afirmou o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi.

Aos governos estrangeiros a CNI disse que deseja uma rápida conclusão do acordo de livre comércio entre Mercosul-União Europeia, mas que quer acordos com outros países, principalmente para derrubar barreiras ao comércio. Segundo Abijaodi, a Confederação vai intensificar seus esforços por acordos contra dupla tributação e a implementação das regras de facilitar o comércio aprovadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) em dezembro do ano passado.

Faça o download das apresentações feitas durante o Briefing Diplomático:
 

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Brazil's Foreign Trade and CNI's Agenda - Diego Bonomo (PDF 965 KB)

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Brazilian Economy: State of Play - Renato da Fonseca (PDF 1 MB)

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Infrastructure Overview and Ports Regulatory Framework - Wagner Cardoso (PDF 2,49 MB)

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