Associação Brasileira do Varejo Têxtil e SENAI CETIQT fecham parceria para beneficiar cadeia produtiva da moda

Acordo viabiliza a promoção de programas de consultoria e capacitação para o desenvolvimento das empresas do setor de confecção

A parceria também vai oferecer consultorias técnicas que visam aumento de produtividade, qualidade do produto e redução de custos

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX ), entidade que representa as principais redes de varejo de moda do país, acaba de firmar parceria com o SENAI CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), no Rio de Janeiro. O acordo viabiliza a promoção de programas de consultoria e capacitação para o desenvolvimento das empresas do setor de confecção no atendimento dos requisitos do Programa ABVTEX, bem como consultorias técnicas que visam o aumento de produtividade, qualidade do produto, sustentabilidade ambiental, redução de custos e com a possibilidade de criação de novas iniciativas.

"Essa parceria é muito importante para o SENAI CETIQT. Reforça nosso papel como provedor de soluções para a indústria, nesse caso específico, para o setor têxtil e de confecção. Podemos juntos com a ABVTEX e com as empresas criar alternativas para o aumento da produtividade da indústria de confecção brasileira", ressalta o gerente do Instituto de Tecnologia do SENAI CETIQT, Fabian Diniz.

O projeto tem capilaridade nacional por meio da Rede SENAI com os Institutos de Tecnologia e os Institutos de Inovação em todos os estados, podendo proporcionar soluções integradas para toda a cadeia da moda, confecção e têxtil.

“Quando se pensa em competitividade de uma cadeia de alta complexidade como a têxtil, fica evidente que o modelo fragmentado de produção traz diversas dificuldades ao desenvolvimento de milhares de fornecedores, majoritariamente micro, pequenas e médias empresas, com subcontratação de serviços de costura, lavanderia, estamparia, bordados etc. Há desafios relacionados aos ganhos de volume de escala, gestão do negócio e outros”, afirma o diretor executivo da ABVTEX, Edmundo Lima. 

Por diversas iniciativas, a ABVTEX tem incentivado a indústria nacional a investir em inovação e capacidade de gestão para se tornar mais produtiva e competitiva, garantindo um ambiente de negócios mais sustentável. “Além de estimular os fornecedores no atendimento aos requisitos de legislação exigidos pelos varejistas associados e signatários do Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e na promoção do trabalho digno, combatendo o uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e estrangeiro irregular ao longo de toda cadeia produtiva”, explica o diretor-executivo da ABVTEX, Edmundo Lima.

O Programa ABVTEX é aplicável a todos os fornecedores e seus subcontratados envolvidos no processo produtivo que desejem ser parte da cadeia de fornecimento das empresas varejistas signatárias.

REFERÊNCIA - O SENAI CETIQT é um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva, em prol do desenvolvimento da indústria de confecção nacional. Acesse o site da instituição para conhecer as áreas de atuação.

Relacionadas

Leia mais

Fique por dentro dos cursos com inscrições abertas nas unidades do SENAI pelo país
11 cursos do SENAI direcionados à Indústria 4.0
SENAI inaugura novos Institutos de Inovação

Comentários