27 setores industriais estão pessimistas, segundo pesquisa da CNI

Falta de confiança continua entre todos os portes de empresas e nas indústrias do Sul, Sudeste e Norte. Uma das explicações para o cenário é a taxa de juros elevada

Foto: CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) Setorial caiu em 12 dos 29 setores industriais em setembro, mostra levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (25). Com isso, o total de segmentos pessimistas aumentou de 25, em agosto, para 27, em setembro. Apenas as empresas farmoquímicas e farmacêuticas e as fabricantes de produtos diversos seguem otimistas. 

“A indústria vem perdendo ritmo desde o início do ano, sobretudo, por causa das taxas de juros elevadas. Os juros altos reduziram a demanda por produtos cujas compras costumam ser parceladas pelos consumidores. Como a indústria é bastante encadeada e uma empresa depende da outra, esse efeito se espalhou entre os setores”, explica Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.

O ICEI vai de 0 a 100 pontos. Valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança dos empresários; acima, confiança. 

Empresários do Centro-Oeste voltam a demonstrar confiança

O Centro-Oeste foi a região onde se registrou o maior aumento do ICEI em setembro: alta de 3,1 pontos, passando de 47,7 pontos para 50,8 pontos. Com isso, a região migrou de um estado de falta de confiança para um estado de confiança. No Nordeste, o indicador aumentou 0,7 ponto, alcançando os 51,5 pontos.

Em setembro, o ICEI subiu 0,8 ponto no Sudeste e 0,2 ponto no Sul. Apesar disso, os empresários dessas regiões continuam pessimistas, uma vez que o índice permanece abaixo da linha divisória. 

•    Sul – 43,5 pontos.
•    Sudeste – 45,3 pontos;

O ICEI do Norte não mudou entre agosto e setembro. O índice permanece em 47,9 pontos, sinalizando pessimismo entre os empresários da região.

Pessimismo continua entre todos os portes de empresas

O ICEI subiu 0,9 ponto, de 46 para 46,9 pontos, entre as médias indústrias; aumentou 0,6 ponto, de 46,6 para 47,2 pontos, entre as grandes; mas caiu 0,6 ponto, de 46,3 para 45,7 pontos entre as pequenas. 

O índice permanece abaixo de 50 pontos em todos os portes analisados, sinalizando que a falta de confiança entre os empresários que comandam pequenas, médias e grandes indústrias continua. 

Sobre o ICEI Setorial

Para esta edição do ICEI Setorial, a CNI consultou 1.768 empresas: 720 de pequeno porte; 626 de médio porte; e 442 de grande porte, entre 1º e 10 de setembro de 2025.

Relacionadas

Leia mais

Indústria chega ao 9º mês consecutivo sem confiança, mostra pesquisa da CNI
Tarifaço americano faz confiança da indústria exportadora desabar, aponta pesquisa inédita da CNI
Manutenção de taxa de juros estratosférica é injustificada e agrava sufoco da indústria, alerta CNI

Comentários