Receita de pão de queijo caseiro vira negócio de família

O pão de queijo da avó da Maria Aparecida sempre fez sucesso com a família e os amigos. A neta viu no produto uma oportunidade de negócio que poderia dar certo. E deu! Conheça esta história de sucesso

Todo mundo tem uma receita que faz parte da família e da memória afeitva. No caso da Maria Aparecida, é o pão de queijo da avó Rita. A família levou este gostinho bem "mineirim", para Curitiba, há 7 anos, quando trocou Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, pela capital do Paraná. 

E como o pão de queijo da vovó virou uma empresa de sucesso? É o que a gente vai te contar agora! 

Cansada das greves na escola pública em que estudava, Maria Aparecida de Souza Menezes, de 20 anos, se matriculou no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Boqueirão, em Curitiba, que oferecia ensino médio junto com a educação profissional. A jovem escolheu o técnico em Administração. Ao fim do curso, ela precisava apresentar o trabalho de conclusão de curso (TCC). Se lembrou do pão de queijo da dona Rita, que poderia virar um bom negócio. Maria Aparecida desenvolveu o projeto de uma cafeteria para vender o produto e outros salgados. "A gente já vendia para conhecidos. Mas podíamos colocar no papel a empresa do pão de queijo", lembra a jovem. 

O TCC foi um sucesso! Os professores elogiaram muito o trabalho. Uma integrante da banca avaliadora chegou a dizer que compraria aquele projeto, de tão bom que estava. Maria Aparecida se animou. Viu ali uma oportunidade de negócio.  

Aí veio o Mundo SENAI, evento em que escolas do SENAI de todo o Brasil abrem as portas para a comunidade, para apresentar trabalhos, pesquisas e os próprios cursos. Neste dia, Maria Aparecida se preparou para exibir o produto: levou 350 pães de queijo. Em 4 horas, vendeu todos! Foi aí que surgiu a Minas Uai. 

Receita de pão de queijo virou receita de sucesso

A família apostou no negócio. O avô emprestou o dinheiro do investimento inicial, o pai, a mãe, a tia e a avó começaram a trabalhar na nova loja junto com Maria Aparecida. Eles escolheram um local no bairro onde moram porque ali, até então, não tinha cafeteria. O negócio abriu as portas em junho de 2019. 

E viram uma outra oportunidade: vender produtos mineiros. A Minas Uai também é um empório. 90% dos produtos são comprados em Minas Gerais, como queijo da Canastra e goiabada caseira.

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O pão de queijo é o carro-chefe e, além da versão tradicional, tem outras como os com recheios variados. Além disso a loja serve cafezinho passado na hora e muita "prosa".

Ensino técnico do SENAI também prepara empreendedores

O sonho da família se tornou realidade com muito trabalho e educação. De acordo com Vanessa Frason, gerente de Educação Profissional do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o curso técnico forma profissionais que o mercado procura e valoriza, por meio de um ensino inovador e empreendedor. “No SENAI os estudantes aprendem praticando em laboratórios que simulam a indústria, aprimoram o conhecimento e desenvolvem novas habilidades. Assim, após formados, podem ingressar no mercado de trabalho ou investir na própria marca”, comenta. 

Maria Aparecida na entrada da loja Minas Uai, em Curitiba

Maria Aparecida está muito feliz com o caminho trilhado, “O SENAI me ensinou muito. Quem puder estudar, estude porque hoje em dia o mercado de trabalho é muito competitivo, a gente tem que estar preparado”, diz ela.

Em pouco tempo, a empresa já contratou outros 3 funcionários. Ainda assim Maria Aparecida segue com a mão na massa para ajuda a avó a preparar o produto que abriu tantas portas. Para a jovem, o segredo do sucesso do sabor é, além do queijo da Canastra, o amor com que o pão é feito. “Eu tô realizada. Já queria mexer com pão de queijo. E tá dando muito certo, graças a Deus”, avalia a jovem empreendedora. 

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