Negociação Coletiva é tema de palestra para sindicatos na FIEPA

Palestra abordou a realidade brasileira referente à negociação coletiva, explicando casos e sugerindo soluções

Com o objetivo de promover o associativismo, a negociação coletiva e contribuir para o desenvolvimento da indústria paraense, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 03, nas dependências da FIEPA, a palestra “Sindicatos: Negociação Coletiva”. A palestra faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), um instrumento da CNI em parceria com as Federações para fortalecer a representação sindical empresarial da Indústria.

Ministrada pelo empresário e ex-presidente do Sindimental-PR, Roberto Sotomarior Karam, a palestra abordou a realidade brasileira referente a negociação coletiva, explicando casos e propondo soluções. “É necessário que os sindicatos conversem entre si, inclusive com os que ficam em outros estados, porque eles podem compartilhar experiências e evitar que tenhamos dificuldades, apresentando-nos soluções aprovadas com sucesso em outras regiões”, explica. 

Segundo Karam, os sindicatos precisam entender as demandas do empresário para que haja o associativismo. “Muitas vezes esse empresário não consegue enxergar que essa integração pode solucionar vários de seus problemas”, justifica o palestrante. 

Compareceram a palestra diversos representantes de sindicatos, como Siconapa, Sindicarne, Simepa, Sindusroupa, entre outros, além dos presidentes do Sinquifarma, Nilson Azevedo, e Sindirepa, André Fontes. “Vim para cá hoje com grandes expectativas. Sabia da riqueza dessa palestra principalmente pela troca de experiências e aquisição de técnicas e conhecimentos, objetivando nos preparar ainda mais para futuras negociações coletivas”, diz André.

Relacionadas

Leia mais

8 pontos essenciais para uma negociação coletiva bem-sucedida
Minuto da Indústria destaca a nova legislação trabalhista que valoriza a negociação coletiva

Comentários