Curso discutiu problemas trabalhistas com empresários e gerentes de RH das indústrias

O objetivo é minimizar e evitar conflitos entre empregados e empregadores

Com o objetivo de minimizar e evitar conflitos entre empregados e empregadores, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (SIMMMERS) e demais sindicatos de indústrias do Alto Vale filiados à FIESC promoveram o curso "Como evitar problemas trabalhistas".

Alguns dos assuntos abordados pelo especialista Rafael Lara Martins foram as rotinas trabalhistas na admissão, vigência e rescisão do contrato de trabalho, a gestão de conflitos e o impacto da legislação sobre a competitividade das indústrias. Martins chamou atenção principalmente para os cuidados que precisam ser adotados em todas as etapas do contrato de trabalho, além dos procedimentos legais em caso de ações judiciais ajuizadas por trabalhadores.

No entender de alguns participantes, um dos principais problemas enfrentados pelas empresas é o excesso de ações trabalhistas movidas sem qualquer fundamentação, apenas por fazer, para ver no que vai dar. O trabalhador inconsequente não recebe qualquer tipo de punição, e a empresa tem gastos, muitas vezes elevados, com o processo, custos de advogados, deslocamentos para outras regiões, entre outros. Segundo eles, tudo isso gera aumento de custos, que encarecem o produto e diminuem a competitividade.

Rafael Lara Martins, consultor da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), é graduado em direito pela Universidade Federal de Goiás e especialista na área pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Preside o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), é professor de direito do trabalho em instituições de ensino superior e consultor jurídico da Federação das Indústrias de Goiás.

Relacionadas

Leia mais

FIESC inaugura Instituto de Tecnologia em Cerâmica e amplia SENAI de Criciúma
FIESC defende reforma trabalhista para manter  e gerar empregos
Em Florianópolis, FIESC capacita 14 representantes da indústria em Negociação Coletiva

Comentários