VÍDEO: Indústria brasileira perde mercado para concorrentes estrangeiros

Consumo de importados no Brasil cresceu quase 19%

O coeficiente de penetração das importações, que mede a participação dos produtos importados no consumo nacional, aumentou 1,3 ponto percentual em relação a 2017 e alcançou em 18,4% em 2018, o maior nível desde 2011. Foi o segundo ano consecutivo de alta do indicador na série a preços constantes. O uso de insumos estrangeiros na indústria também aumentou e o setor perdeu mercado para os concorrentes internacionais, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria Cconfederação Nacional da Indústria (CNI). 

O Minuto da Indústria mostra também que a CNI lançou um guia com 50 fundos disponíveis para financiamento de projetos do setor industrial para o clima. Nos últimos quatro anos, projetos para reduzir os impactos das mudanças climáticas receberam U$$ 400 bilhões de iniciativas espalhadas pelo mundo. De acordo com análise feita pela CNI, 68% desses recursos foram destinados a projetos de energias renováveis; seguido de transportes sustentáveis, com 17% do volume de investimentos; e de eficiência energética, com 6% desse valor. 

Outro destaque é o SENAI CETIQT que está com vagas abertas para os cursos de pós-graduação em moda e vestiário, direcionados a profissionais de diversas áreas que desejam atuar no setor. Há vagas como MBI em Indústria Avançada, Confecção 4.0, Design de Produto de Moda e Gestão e Planejamento em Modelagem. 

SAIBA MAIS - O Minuto da Indústria é uma produção da Agência CNI de Notícias veiculado todas as sexta-feiras. O vídeo traz os principais assuntos que foram destaque na semana sobre a indústria brasileira e internacional. Acompanhe!

Relacionadas

Leia mais

Participação dos importados no consumo brasileiro sobe para 18,4%, a maior desde 2011, mostra estudo da CNI
CNI lança guia com 50 fundos disponíveis para financiamento de projetos para o clima
SENAI CETIQT está com vagas abertas para cursos de pós-graduação em moda e vestuário

Comentários