ENAI 2014: Empresários discutem oportunidades de ganhos de produtividade

Meta da Confederação Nacional da Indústria (CNI) é que a produtividade do trabalho industrial deve chegar em 2022 crescendo uma média de 4,5% ao ano

A produtividade do trabalho industrial deve chegar em 2022 crescendo uma média de 4,5% ao ano, segundo meta da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O objetivo foi estabelecido como um dos critérios para que o país se torne mais competitivo e que as empresas brasileiras possam concorrer com mais igualdade tanto no mercado interno quanto externo. Nos últimos 20 anos, a produtividade industrial cresceu 2,3% ao ano, bem menos que os 8% registrados pela Coreia do Sul e que os mais de 3% verificados na França, nos Estados Unidos e no Japão.

Considerada o aspecto determinante da competitividade que mais depende da ação da própria indústria, a produtividade será debatida no painel A produtividade nas empresas: os desafios para a gestão , durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI), realizado pela CNI nestas quarta e quinta-feira (5 e 6), em Brasília. Participam da discussão o diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado, o diretor-superintendente da Brasilata, Antonio Carlos Teixeira Alvares, o presidente do Conselho de Administração da WEG, Décio da Silva, e o diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barretto.

O objetivo é mostrar que empresas de qualquer porte podem aumentar sua produtividade investindo em inovação, modernizando o parque industrial, introduzindo um novo serviço, modelo de negócio ou de processo. "Muitas das ações capazes de gerar ganhos de produtividade estão ao alcance das empresas, por meio de inovações em produtos e processos. Medidas de aperfeiçoamento da gestão da produção, por exemplo, têm custo relativamente baixo, pois não envolvem investimentos em novos equipamentos, e podem ter impacto significativo na competitividade. São ações que podem ser adotadas por empresas de todos os portes, de todos os setores", afirma o gerente executivo de Política Industrial da CNI, João Emílio Gonçalves. Confira no vídeo:

Os debatedores falarão ainda sobre as causas do baixo crescimento da produtividade na indústria, os efeitos sobre a competitividade, sobre instrumentos de apoio ao aumento da produtividade e os possíveis papeis do setor público e do setor privado.

REFLEXÕES PARA O PAÍS - O Encontro Nacional da Indústria, que ocorre anualmente desde 2006, é a maior reunião de líderes empresariais e representantes de sindicatos e associações industriais de todo o país. No evento, empresários, representantes do governo, líderes políticos e acadêmicos refletem, debatem e propõem ações sobre os temas que têm impacto no desempenho da indústria e da economia brasileiras. O ENAI expõe a agenda do setor produtivo e fortalece o diálogo entre os empresários, o governo e os outros segmentos da sociedade.

PROPOSTAS DA INDÚSTRIA - Confira o site com todos os estudos organizados pela CNI com as sugestões do setor para o próximo governo. Nele é possível fazer o download dos estudos em PDF ou dos infográficos que resumem as 42 propostas.

MULTIMÍDIA - O Portal da Indústria transmite a 9ª edição do ENAI ao vivo. Você também pode acompanhar a cobertura completa do evento nos perfis da CNI no Facebook e no Twitter, além de acessar as principais fotos no Flickr.

COBERTURA COMPLETA

Relacionadas

Leia mais

Adoção do modelo 4.0 é urgente para a competitividade de mais da metade dos setores da indústria brasileira
Inovação é uma das principais formas para tornar empresas mais competitivas, diz Ricardo Pelegrini
Investir em inovação garante competitividade às empresas no longo prazo

Comentários