MS capacita ribeirinhos e SC investe em pesquisas espaciais

A semana da indústria trouxe novidades voltadas para as áreas da pesquisa e inovação, educação e negócios. As instituições também receberam premiações

A semana da indústria terminou repleta de boas notícias. As instituições firmaram parcerias em prol de projetos sociais, houve promoção de capacitação e discussão sobre o espaço da mulher no mercado da construção. Veja os destaques:

SENAI-MS capacita 50 ribeirinhos em curso de manutenção de motores popa em Corumbá

O SENAI-MS, em parceria com a prefeitura e o governo do Estado do Mato Grosso do Sul, capacitou 50 ribeirinhos no curso de manutenção de motores de popa. As aulas foram ministradas entre os dias 17 e 20 de janeiro, em comunidades do Pantanal, em Corumbá.

De acordo com o coordenador técnico do Senai Corumbá, Herlon Souza Sommerfeld, o curso, com carga horário de 17h, foi ministrado para duas turmas e é essencial para quem vive na região, utilizando o barco como meio de transporte.

“O motor de popa, de modo geral, é utilizado como um mecanismo de meio de transporte. Então, como a grande maioria da comunidade ribeirinha tem como atividade econômica o setor pesqueiro e de hotelaria, eles precisam desse motor para desempenhar seu trabalho. Então, é fundamental. Sem o motor de popa, não tem como se deslocar”, ressaltou. Veja mais sobre a capacitação no site da FIEMS.

Participação feminina cresce nas equipes do torneio SESI de Robótica First Lego League

A participação das meninas nas equipes do Torneio SES de Robótica First Lego League cresce a cada edição. Este ano, as alunas estão presentes em diferentes tipos de propostas, desde iniciativas de acessibilidade a incentivos de acesso à cultura.

A estudante Livia Andrade faz parte da equipe Muiraquitech, do SESI Santarém, que criou um aplicativo de realidade virtual para valorizar as manifestações artísticas indígenas do município de Santarém, no Pará.

O processo de construção passou por várias etapas: pesquisas, entrevistas e visitas. A equipe detalha que o funcionamento do app será realizado por meio da realidade virtual com o uso dos óculos e pelo smartphone permitindo que todos, inclusive a população santarena, conheçam e percebam a beleza da etnia tapajônica, além de proporcionar conhecimento para o público externo.

Saiba mais sobre a participação feminina no torneiro SESI de Robótica FLL no site da FIEPA.

FIEG discute empregabilidade da mulher na construção 

Foi com a casa cheia que a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) promoveu quarta-feira (31/01) o seminário Mulheres na Cadeia Produtiva da Construção. O evento, organizado pela Câmara da Indústria da Construção (CIC), liderada pelo empresário Sarkis Curi, reuniu parlamentares, secretários municipais e lideranças empresariais e do terceiro setor.

"A presença feminina na construção não apenas enriquece a diversidade do setor, mas também traz uma perspectiva única, inovadora e de crescimento. A habilidade, determinação e competência das mulheres na construção são inegáveis, mostrando que não existem barreiras intransponíveis quando se trata de alcançar o sucesso profissional", afirmou o vice-presidente da FIEG, Emílio Bittar, na abertura do evento.

Veja como foi o seminário, no site da FIEG.

FIESC apresenta ao governo hub de descarbonização e pesquisas espaciais

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) recebeu nesta semana, representantes do governo do estado e entidades parceiras para apresentar suas iniciativas voltadas à descarbonização da indústria e à pesquisa espacial. O objetivo é integrá-los aos projetos que visam destacar o estado e torná-lo referência nestes assuntos.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, lembra que a descarbonização e os desafios impostos pelas mudanças climáticas devem ser o ponto focal da reunião da cúpula do G20, que ocorre no Rio de Janeiro, em novembro.

“Nada mais apropriado do que discutir isso agora, pois sempre estivemos na vanguarda. Ontem mesmo recebemos a embaixadora da União Europeia que nos contou que lá a descarbonização é um assunto que está no centro da agenda”, relatou Aguiar. 

Para acelerar a descarbonização da indústria, o SENAI organizou um hub que atua na formação de pessoas, em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para uso em escala e novos modelos sociais. O primeiro programa visa descarbonizar a cadeia de proteína animal, explica o diretor regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira.

“É uma agenda permanente e novos integrantes vão sendo inseridos nos grupos de acordo com a adesão ao tema”, detalha. Programas para outras cadeias produtivas também estão abertos. Para conhecer mais sobre o projeto acesse o site da FIESC.

imagem colorida de pessoas reunidas em mesa, com letreiro ao fundo

SESI e SENAI firmam parceria com MRV para capacitação de pessoas em vulnerabilidade social

A MRV, em parceria com o SESI/SENAI-MG, realizará durante o ano de 2024 um projeto de capacitação social em cidades mineiras, com a pretensão de alcançar mais de 500 pessoas em situação de vulnerabilidade social, com idade a partir de 18 anos.

O projeto tem como objetivo trabalhar a construção do protagonismo, da liderança e do empoderamento, por meio de acompanhamento psicossocial e a capacitação profissional com o foco principal no desenvolvimento de habilidades e competências para o processo de inserção no mundo do trabalho nas áreas de construção civil e administrativa.

Serão oferecidos mais de 20 cursos gratuitos que terão duas etapas:

  • Etapa de Formação Técnica oferecida pelo SENAI
  • Etapa de Desenvolvimento Humano oferecida pelo SESI.

Em média os cursos terão uma duração de 200 horas, cerca de 2 a 3 meses de duração, e ao final os alunos receberão certificação emitidas pelo SESI SENAI MG. Para saber mais, acesse o site da FIEMG.

aluno do senai olha para computador. ele veste blusa com logo do senai
Foto: José Paulo Lacerda/CNI

Sistema FIEMA recebe Prêmio Cazumbá por Expo Indústria Maranhão

A Expo Indústria Maranhão, reconhecida como a maior feira multissetorial do Norte e Nordeste, foi honrada com o Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura na categoria “Evento de Fomento ao Turismo”. Na noite de premiação, o vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo, representou o presidente Edilson Baldez.

O prêmio celebra iniciativas de destaque no setor do turismo maranhense, e a Expo Indústria Maranhão se destacou entre os vencedores das 24 categorias em disputa.

A realização da feira é do Sistema FIEMA (SESI, SENAI IEL) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do governo do Maranhão e do SEBRAE-MA.

Avaliada como o maior evento de movimentação de negócios de 2023, a Expo Indústria Maranhão também reuniu empresas de setores do comércio, agricultura e serviços.

A expectativa de prospecção de novos negócios durante quatro dias de feira foi de R$ 301 milhões, o público superou 56 mil visitantes com 245 expositores. A 6ª edição da Expo Indústria será em 2025. Confira mais sobre o prêmio no site da FIEMA.

imagem colorida de homem entregando prêmio a outro homem, enquanto segura um microfone
Foto: FIEMA

SESI-MS lança álbum com músicas regionais reinventadas por alunos

O SESI-MS publicou nas plataformas de música um álbum com canções produzidas por alunos das sete unidades da Rede Sesi de Educação no Estado. O trabalho é resultado da Oficina Cultural Itinerante, promovida no 4º bimestre letivo de 2023 na Escola Sesi e que teve como objetivo fortalecer a identidade regional pantaneira por meio da difusão da arte e da cultura.

A oficina foi ministrada pela arte-educadora Ariadne Farinéa e pelo Studio Virtus. Os estudantes puderam experimentar técnicas de mixagem digital de músicas a partir de fonogramas editados e reinventados. A programação contou ainda com exposição da memória fonográfica da música de Mato Grosso do Sul, com curadoria de Carlos Luz.

Os alunos conheceram a história das mídias musicais desde o vinil até as tecnologias modernas de reprodução musical. Para Bruno Sampaio, curador das Oficinas Culturais do Sesi, a iniciativa promove o protagonismo dos alunos e traz conceitos de mercado musical, novas tecnologias e direito autoral aplicado.

“Misturando tradição e inovação, a Oficina Cultural Itinerante de produção digital de música foi um sucesso nas Escolas Sesi. Reforçamos o protagonismo dos alunos como fazedores de cultura, em uma atividade prática que bebeu na fonte da história da música regional e resultou em músicas autorais criadas pelos nossos alunos, como verdadeiros produtores musicais”, disse.

Para acessar o álbum, acesse o site da FIEMS.

SESI-BA e SINDUSCON realizam ação para prevenir acidentes na construção civil

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia (SINDUSCON-BA), em parceria com especialistas em Saúde e Segurança do SESI-BA, lançou nesta semana, o Projeto Blitz nos Canteiros de Obra.

A iniciativa visa implementar ações imediatas de prevenção em saúde e segurança no trabalho (SST), em locais que utilizam gruas, balancins e elevadores cremalheiras, com o objetivo principal de reforçar as normas de segurança e a prevenção de acidentes no setor.

Na primeira fase da Blitz nos Canteiros, uma equipe especializada, composta por profissionais de segurança do trabalho e engenharia mecânica, realizará inspeções nos canteiros de obras. A ênfase será na avaliação da segurança e integridade estrutural das gruas, balancins e elevadores cremalheiras. Após a inspeção, será entregue um laudo detalhado, contendo os itens verificados e recomendações para possíveis melhorias.

A meta inicial do projeto é realizar inspeções em 20 canteiros. O público-alvo são empresas associadas ao SINDUSCON/BA, especialmente, aquelas envolvidas em obras de edificação que fazem uso de gruas, andaimes suspensos e/ou elevadores cremalheiras. Saiba mais sobre a ação no site da FIEB.

Foto: FIEB

Como participar do Brasil Indústria?

O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela agência de notícias da indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: [email protected]

Relacionadas

Leia mais

Exposição sobre imigrantes e ferramentas para facilitar comércio exterior
Oportunidades em cursos gratuitos e fórum de saúde mental
Picasso na robótica e lançamento da Faculdade de Energias Renováveis

Comentários