Picasso na robótica e lançamento da Faculdade de Energias Renováveis

O Brasil Indústria desta semana elenca uma série de novidades da indústria das primeiras semanas de 2024. São diversas oportunidades em várias áreas e muitas ideias inovadoras

A semana da indústria chegou com uma diversas novidades, como exposições, competições, premiações e oferta de novas oportunidades de estágios e cursos no país todo.

O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz, toda sexta-feira, o que foi destaque da indústria nos estados. Fique por dentro da rotina do seu estado.

Torneio SESI de robótica contará com obras de Pablo Picasso, Tarsila do Amaral e de artistas maranhenses como Péricles Rocha e Marlene Barros

O Torneio SESI de Robótica que acontece nesse final de semana no Multicenter Negócios e Eventos, cujo tema trabalha todas as formas de arte ligadas a robótica, contará com uma exposição de artes visuais de artistas maranhenses consagrados e de uma obra do pintor Pablo Picasso, datada de 1950.

A obra feita com a técnica de serigrafia sobre tecido, com as medidas de 88cm x 84cm, da série denominada “Tauromaquia”, foi restaurada pelo Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e faz parte da Coleção Assis Chateaubriand do Maranhão pertencente ao acervo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM).

Nomes de artistas maranhenses consagrados como Péricles Rocha, conhecido por seus traços únicos e uso de cores quentes, farão parte do acervo da exposição de arte do torneio. Peças do artista que retratam a cultura popular e a religiosidade do estado estarão em exposição. Saiba mais sobre a programação no site da FIEMA.

Colatina vai ganhar segunda edição de programa de inovação aberta

Como pioneiro em inovação aberta no interior do Espírito Santo, o Inovalab Colatina gerou resultados positivos e se prepara para a sua segunda edição. Junto com grandes empresas da Região Norte do Estado, o programa vai propor desafios de inovação para startups, empreendedores, pesquisadores e/ou estudantes apresentarem soluções inovadoras.

O lançamento acontece no próximo dia 18 de janeiro (quinta-feira), às 17 horas, no auditório do Senai Colatina. O programa Inovalab Colatina 2 é uma parceria entre o Findeslab e a Prefeitura Municipal de Colatina e conta com o apoio da Mobilização Capixaba de Inovação (MCI).  

“Das oito empresas, quatro já participaram da primeira edição e geraram cases de sucesso, por isso, investiram mais uma vez e estão com a gente nesta segunda edição. O objetivo do programa é justamente esse: promover a inovação aberta e o empreendedorismo industrial no interior do Estado. Durante todo o processo do programa, vimos a grande capacidade de inovação que a região tem e queremos que ela cresça cada vez mais”, aponta a gerente de Inovação do Findeslab, Bianca Souza.

Serviço- Lançamento Inovalab Colatina 2
Quando: 18 de janeiro (quinta-feira)
Horário: 17 horas
Onde: Senai Colatina

Inscreva-se no link findes.online/lancamentoinovalabcolatina2. Para mais informações, acesse o site da FINDES.

imagem colorida de pessoas segurando cédula
Lançamento do Inovalab Colatina 1 realizado em 2022 | Foto: Divulgação

SENAI-RN lança 1ª Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do Brasil

O SENAI do Rio Grande do Norte anuncia para 15 de janeiro o lançamento oficial da FAETI – primeira Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do Brasil. A cerimônia de apresentação será realizada a partir das 8h, no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, em Natal, em um café da manhã para convidados.

Na ocasião, serão apresentadas, em primeira mão, informações sobre formas de ingresso dos/as alunos/as, número de vagas, data de início das aulas e processo seletivo para contratação de professores/as.

A programação incluirá apresentações, entrevista coletiva e palestra. Participam do evento o diretor regional do SENAI-RN e da Faculdade, Rodrigo Mello, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Conselho Regional do SENAI-RN, Roberto Serquiz, e o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ex-presidente da FIERN e idealizador da FAETI, Amaro Sales de Araújo.

imagem colorida de fachada de prédio de vidros
Foto: Haniel Faustino/FIERN

Novos Caminhos: número de jovens formados em cursos profissionalizantes em SC subiu 40,35% em 2023

Balanço da FIESC, apontou que o Programa Novos Caminhos formou 633 jovens em cursos profissionalizantes em 2023. Trata-se de um aumento de 40,35% em relação a 2022, quando 451 foram formados. Os cursos mais comuns foram informática, conserto de eletrônicos, robótica, mecânica de motos, mecânica industrial, costura, marketing, fotografia, logística e afins.

O programa atende crianças, adolescentes e jovens de 221 serviços de acolhimento de Santa Catarina. Também oferece atendimento psicológico e odontológico. Mas foca em qualificação profissional porque, quando completam 18 anos, os jovens precisam deixar os serviços de acolhimento e seguir a vida sozinhos. Confira mais sobre o programa no site da FIESC.

Foto: FIESC

Site da Fibra tem ferramenta que facilita acesso a dados de exportação

A Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), em parceria com a Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA), desenvolveu uma ferramenta de BI (business intelligence) que permite consultar com facilidade dados de exportação do País e do Distrito Federal. 

Com acesso livre a qualquer pessoa e gratuito, a plataforma é útil a empresas que desejam exportar, pois fornece dados do fluxo de comércio exterior por país de destino, por unidade federativa de origem e pelas classificações Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias (SH) e Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

É possível obter respostas para dúvidas como a relação comercial entre o Brasil (ou especificamente entre o DF) e outros países, os produtos mais exportados e importados e a participação dos países nas exportações totais do DF.

Desenvolvida em novembro de 2023, a ferramenta traz dados do Comex Stat, portal de estatísticas de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e do Ministério da Economia. Para acessá-la, é necessário realizar um cadastro simples no site da Fibra, com nome, e-mail, empresa e cargo. Saiba mais no site da FIBRA.

imagem colorida de navio cargueiro
José Paulo Lacerda/CNI

SESI-RN amplia trabalho na Educação com expansão da SESI Escola de Referência de Mossoró

O Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) está ampliando o trabalho com educação básica para 2024, com a expansão, reforma e modernização da SESI Escola de Referência de Mossoró. A obra vai triplicar a capacidade de vagas e proporcionar uma estrutura mais moderna e com diferenciais para a escola.

A ampliação traz laboratórios de informática e ciências da natureza, além de doze novas salas de aulas, que se somam às nove da estrutura já existente, com lousas digitais e interativas. A reestruturação também vai impulsionar a robótica educacional e competitiva na escola, com novos laboratórios para a prática da disciplina.

O modelo de Escola de Referência do SESI, que teve aplicação pioneira na unidade de São Gonçalo do Amarante, vai além da estrutura física. O projeto integra disciplinas previstas no currículo educacional brasileiro com atividades complementares, como programação, robótica e empreendedorismo. O objetivo é proporcionar uma formação moderna e que vai ao encontro das demandas do mercado de trabalho, principalmente da indústria. Acesse o site da FIERN e saiba mais.

Foto: FIERN

FIEC recebe empresários alemães para apresentar potencialidades de investimentos no Ceará

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta semana, um grupo de empresários alemães interessados em conhecer as potencialidades de investimentos no Estado do Ceará com foco nos setores de energia, saneamento, imobiliário e agropecuário.

Estiveram presentes no encontro: o vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o coordenador do núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate; o consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, o presidente da Associação Alemã “IWR - Internationaler Wirtschfaftrats E.v “(Conselho Econômico Internacional), Tino Barth; a vice-reitora da Universidade Federal do Ceará, Diana Azevedo; o secretário executivo da Indústria na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Coordenador da Câmara de Energia no Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, Joaquim Rolim; e o empresário e gerente de Produtos, Mário Guilge.

O evento, na Casa da Indústria, funcionou como oportunidade de fomentar a colaboração entre empresários brasileiros e alemães, promovendo a troca de ideias e experiências no contexto dos negócios internacionais, além de fortalecer a cooperação bilateral entre o Brasil e a Alemanha. Saiba mais como foi o encontro no site da FIEC.

imagem colorida de pessoas fazendo pose para foto
Foto: FIEC

Como participar do Brasil Indústria?

O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: [email protected].

Relacionadas

Comentários