Exposição sobre imigrantes e ferramentas para facilitar comércio exterior

A semana da indústria foi repleta de eventos enriquecedores. O Brasil Indústria desta semana traz novidades para o comércio exterior e ações sociais, que tiveram a participação do SESI

A semana da indústria teve novidades! De iniciativas para otimizar o comércio exterior até exposição de coleções criadas a partir da moda indígena. Confira no Brasil Indústria quais foram as ações divulgadas pelas federações.

Centro Internacional de Negócios da Paraíba ajuda empresas a superarem barreiras burocráticas para exportar

A presença de uma empresa no mercado internacional é um passo importante no contexto dos negócios, porque representa a exploração de novas oportunidades, a diversificação dos clientes e o fortalecimento da marca. Para começar o processo de internacionalização, uma empresa precisa enfrentar algumas barreiras burocráticas que variam de acordo com o país com quem quer estreitar as relações comerciais, com o produto que quer exportar e com as normas vigentes.

Por isso, é importante que a empresa faça uma pesquisa de mercado, conheça as normas e os procedimentos do país de destino, adapte o seu produto às exigências e às preferências dos consumidores, e busque apoio de entidades especializadas em comércio exterior.

Na Paraíba, o Centro Internacional de Negócios - CIN/PB, órgão ligado à Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, colabora com a inserção dos empreendimentos paraibanos no mercado internacional a partir de ações que estimulam a exportação, a importação e a atração de investimentos, como capacitações empresariais e consultorias de inteligência comercial, para que a empresa interessada possa se posicionar no mercado de forma eficiente e direcionada.

Uma das empresas atendidas pelo CIN/PB é a Savoia Comércio Internacional, exportadora especializada em produtos de coco, como o óleo de coco, que passou a vender suas mercadorias para a Colômbia, no último mês de novembro, utilizando certificados de origem emitidos pela FIEPB, expandindo seus negócios e abrindo caminhos no mercado internacional. Para conhecer mais sobre a iniciativa, acesse o site da FIEPB.

imagem colorida de contâiners empilhados
Foto: Shutterstock

SENAI CETIQT desenvolve tecido inteligente com grafeno

O mundo da moda está passando por uma revolução que vai muito além de roupas bonitas e bem desenhadas. Agora, moda também significa funcionalidade, tecnologia e design inovador. Um exemplo dessa transformação são os tecidos inteligentes, que estão redefinindo o conceito do que é o simples vestuário, tornando-o dinâmico e interativo. Os tecidos inteligentes, também conhecidos como Smart Textiles, estão abrindo novas possibilidades e permitindo que designers explorem um vasto campo de inovação e funcionalidades.

Pensando nisso, o Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Biossintéticos e Fibras, conhecido como referência nacional em PD&I para indústria, em parceria com o Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolveu fibras têxteis condutoras de polipropileno (PP) com nanoplaquetas de grafeno (GnP), representando um marco pioneiro no Brasil, graças à tecnologia incorporada diretamente na estrutura da fibra.

O grafeno, em virtude de suas propriedades elétricas, mecânicas e térmicas, tem ganhado destaque na ciência moderna. Quando aplicado em fibras, ou tecidos, por exemplo, ele proporciona uma rápida troca de calor, ideal para roupas esportivas que buscam conforto térmico e rápida evaporação do suor. Conheça mais sobre a iniciativa no site do SENAI CETIQT.

Foto: SENAI CETIQT

Exposição no Sesi Cultura Paraná traz perspectivas de migrantes por meio de fotografias

A partir de diferentes vivências e perspectivas, a mostra “Cruzar a Fronteira”, que estará em exibição no SESI Cultura até o dia 5 de janeiro, traz à tona desdobramentos do ato de imigrar por meio de fotografias. A exposição reúne trabalhos fotográficos de Tanya Traboulsi (Beirute), Felipe Abreu (Copenhague/São Paulo), Pedro Vieira (Curitiba) e Lidia Ueta (Curitiba).

Idealizada para o último edital de ocupação dos espaços do SESI Cultura Paraná, a mostra foi desenvolvida pela Ponto de Fuga, com curadoria de Milena Costa e Camila Bach, e tem como principal objetivo questionar o trânsito pelas fronteiras físicas, simbólicas e da memória. Veja mais detalhes sobre a exposição no site da FIEP.

Serviço:
Horário: De segunda a sexta, das 9h às 18h, com monitoria disponível das 14h às 18h. Exibição até 5 de janeiro de 2024.
Valor: Entrada gratuita 
Local: Centro Cultural Sistema FIEP, Unidade Dr. Celso Charuri – Rua Paula Gomes, 270 – São Francisco – Curitiba

imagem colorida de exposição
Foto: FIEP

Poder público e setor produtivo lançam o Inspira Brasília

Em evento no SESI Lab, no dia 29 de novembro, foi apresentado a empresários, a produtores culturais e à imprensa o Inspira Brasília - movimento a ser realizado em 2024 que tem o objetivo de divulgar produtos, serviços, atrações e eventos que representam a diversidade econômica e cultural da capital do país.

O projeto é uma ação conjunta das entidades:

  • Governo do Distrito Federal
  • Câmara Legislativa do Distrito Federal
  • Federação da Agricultura e Pecuária do DF (Fape-DF
  • Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF)
  • Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF)
  • Federação das Indústrias do DF (Fibra)
  • Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF)
  • Serviço Nacional da Indústria do DF (Senai-DF), e;
  • Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF).

Entre os objetivos do movimento estão estimular a expansão dos negócios locais e potencializar oportunidades de desenvolvimento. O Inspira Brasília ocorrerá de 28 de fevereiro a 10 de março, como uma plataforma de conexões, abrangendo diferentes iniciativas. Para saber mais sobre o programa, acesse o site da FIBRA.

imagem colorida de pessoas em cima de palanque, com pessoas na plateia
Foto: Marcos Gomes/FIBRA

SESI Itinerante atende indígenas e moradores de Grajaú com serviços médicos e de lazer 

O Serviço Social da Indústria (SESI) desembarcou em Grajaú com sua iniciativa itinerante, transformando a praça Frei Manoel Beretta em um ponto vital de atendimentos de saúde, alimentação e lazer. Pelo menos 15 mil pessoas foram atendidas no município, que fica a cerca de 500 km de São Luís, capital maranhense.

Entre os dias 12 e 15 de dezembro, a cidade recebeu uma gama de serviços essenciais, proporcionando à comunidade acesso a consultas médicas, oftalmológicas, exames laboratoriais, eletrocardiogramas, além de oficinas de alimentação saudável, palestras, atendimentos odontológicos, entre outros. 

A ação marcou o encerramento de uma jornada que já beneficiou mais de 30 cidades ao longo do ano, com o engajamento de dezenas de profissionais do SESI, que têm desbravado o estado, garantindo atendimento de qualidade e promovendo bem-estar para a população. 

Nesta edição, diversas comunidades indígenas foram envolvidas, recebendo atendimentos específicos e tendo a oportunidade de expor e comercializar suas artes, fruto da parceria entre o SESI e a Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas de Grajaú. Pra conferir mais sobre a ação, acesse o site da FIEMA.

Alunos do SENAI criam coleção inspirada na moda indígena

Cerca de 500 pessoas acompanharam o desfile inédito de moda ancestral realizado no último dia 02 de dezembro, no Partage Shopping, em Marabá. O evento exibiu as peças da coleção especial indígena produzidas pelas alunas do curso Técnicas em Design de Moda, executado pelo SENAI em parceria com o Ponto da Moda, por meio do projeto Raízes Vivas. A proposta da iniciativa foi unir tradição e inovação, tendo como inspiração a moda indígena.

Para transformar a inspiração em criação, as alunas fizeram, durante três meses, um estudo profundo das técnicas tradicionais indígenas, dos seus símbolos e cultura. O objetivo era, além de explorar e homenagear as riquezas culturais da região, dar voz e visibilidade à comunidade. Atualmente, existem cerca de 40 aldeias indígenas ao redor de Marabá.

“O resultado desse empreendimento vai além da criação de peças de roupa; ele promove a conscientização sobre a importância da diversidade cultural e da sustentabilidade na indústria da moda. As coleções desenvolvidas pelos alunos refletem a harmonia entre a modernidade e a tradição, proporcionando uma visão autêntica e respeitosa da cultura indígena”, comenta Carliane Saraiva, diretora do SENAI Marabá. 

Veja mais sobre a iniciativa no site da FIEPA.

Em SC, SENAI oferece 34,8 mil vagas em educação profissional 

O SENAI em Santa Catarina, entidade da Federação das Indústrias (FIESC), está com inscrições abertas para 34,8 mil vagas em cursos de educação profissional, incluindo 8,2 mil na modalidade EaD. Os cursos de aprendizagem industrial somam mais de 9 mil vagas. Já os cursos técnicos totalizam 6,3 mil.

Nos cursos de graduação e pós graduação, são 1,8 mil vagas. Os cursos de qualificação, de curta duração, oferecem 17,6 mil vagas. Para mais informações e inscrições, acesse https://cursos.sesisenai.org.br/ .

imagem colorida de alunos do SENAI aprendendo
Foto: Iano Andrade/CNI

Como participar do Brasil Indústria?

O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela agência de notícias da indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: [email protected]

Relacionadas

Leia mais

Desfile de moda regional no SENAI-PA e doação de alimentos em SC
Governo e indústria se reúnem para debater nova política industrial
Noel do IEL: dezembro tem vaga de estágio com bolsas de até R$ 2,2 mil

Comentários