Indústria oferece ações nos estados pelo Dia Internacional da Mulher

Federações também têm boas oportunidades de capacitação e processos seletivos abertos para estágio e emprego

Homem branco, usando capacete vermelho, avental e luvas brancas, segura placa de concreto. Ao fundo, ilustração de retroescavadeira e empilhadeira e os dizeres "Brasil Indústria"

Para lembrar o Dia Internacional da Mulher, as federações de indústrias nos estados prepararam uma série de serviços voltados para o público feminino, desde cuidados pessoais e com a saúde, até capacitações.

Além disso, o sistema indústria está recheado de oportunidades de emprego, estágio e estudo.

Confira tudo no Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria.

"Cidadania Para Elas" vai oferecer serviços gratuitos para mulheres no MS

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, o Sistema FIEMS promove em Campo Grande, no sábado (09/03), o Ação Cidadania Para Elas, um evento temático com foco no atendimento gratuito à mulher nas áreas de saúde, lazer, cidadania, esporte, cultura e emprego.

A iniciativa reúne parceiros do poder público e da iniciativa privada para levar serviços como emissão de documento de identidade e CPF, cadastro em programas habitacionais, consultoria sobre abertura de empresas e empreendedorismo, entre outros. Haverá distribuição de lembranças e sorteio de brindes às mulheres que passarem pelo local.

Uma mulher faz a sobrancelha de outra mulher e ao lado uma mulher faz massagem em outra mulher.
Para esta edição especial, a FIEMS somou forças com a Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), do Governo do Estado. Foto: FIEMS

A programação começa às 9h e se estende até às 16h no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco (Av. Mato Grosso, 5017 - Carandá Bosque). Linhas de ônibus exclusivas vão percorrer diversos bairros da capital sul-mato-grossense para atender o público.

Os serviços são somente para mulheres e seus filhos que sejam crianças ou adolescentes.

O evento terá o mesmo formato do Ação Cidadania, que é realizado há mais de 10 anos pelo Sistema FIEMS e conta com parceria da TV Morena.

SENAI no Pará abre inscrições para cursos gratuitos exclusivos para mulheres

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o SENAI-PA está com inscrições gratuitas para cursos com turmas exclusivas para o público feminino. No total, são mais de 500 vagas distribuídas em 11 unidades do SENAI e em 15 diferentes opções de cursos.

As ofertas são para os municípios de Belém, Barcarena, Castanhal, Bragança, Paragominas, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Marabá e Santarém. Há também oportunidades para cursos online, por meio da Escola Digital do SENAI. A idade mínima para se inscrever é de 18 anos.


“Com essa oferta de cursos, o Programa SENAI de Ações Inclusivas, no pilar Gênero, objetiva promover condições de equidade que respeitem a diversidade inerente a todas as pessoas, visando à inclusão na educação profissional e a ampliação do acesso ao mercado de trabalho, contribuindo para o aumento de oferta de vagas em cursos de diferentes áreas tecnológicas para as Mulheres, transformando vidas para uma indústria mais avançada” diz o Gerente Executivo de Educação Profissional do SENAI Pará, Davis Siqueira.


As interessadas devem se inscrever pelos links disponíveis no edital do programa.

Maranhão tem vagas de estágio, cursos e processo seletivo com vagas abertas!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) está com matrículas abertas para cursos técnicos e profissionalizantes presenciais e semipresenciais, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) Raimundo Franco Teixeira, no bairro Monte Castelo, em São Luís.

Os cursos técnicos são em Automação Industrial, Informática, Desenvolvimento de Sistemas e em Portos. Já os profissionalizantes são Eletricista Industrial, Operador de Logística Portuária, Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, Reformas e Ajustes de Roupas, NR 10 Básico, Segurança em Instalações e Serviços Eletricidade NR10- complementar, NR 35 - Segurança no Trabalho em Altura, Eletricista de Linhas de Rede de Baixa Tensão, Eletricista de Linhas de Rede de Alta Tensão

A carga horária varia de 8h até 1.240h. Os Interessados devem acessar o site do Futuro.Digital ou ir até o CEPT para se matricular. Mais informações pelo telefone (98) 9 9219-8245.

Dois jovens sentados de costas

Já o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) está com vagas de estágio abertas nas áreas de Educação, Projetos, Jurídica e Negócios em São Luís.

As oportunidades são para estudantes dos cursos de História, Pedagogia, Matemática, Letras, Educação Especial, Geografia, Química, Biblioteconomia, Técnico em Edificações, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Relações Públicas, Design, Comunicação Social e Engenharia de Produção.

O estágio é remunerado e se o aluno tiver conhecimentos em informática, será um diferencial.

Interessados nas vagas devem se cadastrar no Portal IEL Carreiras. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (98) 3031-0104.

E o IEL-MA também está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2/2024, que traz vagas de nível médio e superior em São Luís, Açailândia, Bacabal, Caxias e Imperatriz. Os salários podem chegar a R$ 14.915,82.

Os interessados tem até 25 de março para se inscrever pelo site do IEL-MA.

SESI-DF abre inscrições para a Formação de Orquestra e para a Banda Popular

Estão abertas as inscrições ara a Orquestra e para a Banda Popular do SESI-DF. São 60 vagas ao todo. Podem participar da Orquestra estudantes da rede pública de ensino e das escolas SESI-DF que tenham entre 12 e 29 anos. Já a Banda Popular é voltada apenas para alunos das escolas do Gama e de Taguatinga da Rede SESI-DF que tenham entre 12 e 18 anos. É necessário ter conhecimento básico do instrumento para o qual se inscrever.

Toda a formação é gratuita. O objetivo é formar os corpos da Orquestra Jovem do SESI-DF e da Banda Popular do SESI-DF.

As inscrições vão até 15 de março, nos formulários online disponíveis no site do SESI-DF, com previsão de audição individual em 22 de março. O processo avaliativo das audições será realizado pelo corpo técnico de professores que desenvolverá as atividades. A data prevista para início das aulas é 26 de março, com recesso em julho e término em dezembro. O SESI-DF vai fornecer os instrumentos.

No Amapá, SESI inicia campanha para imunizar trabalhadores contra a gripe

A campanha de vacinação do SESI Saúde já começou no Amapá. O objetivo é garantir a proteção dos trabalhadores contra os principais subtipos virais da gripe. As empresas do estado que têm interesse em imunizar seus funcionários podem entrar em contato com a instituição e reservar a quantidade de doses necessária. A expectativa é vacinar mais de duas mil pessoas.

O gerente de Saúde e Segurança na Indústria do SESI Amapá, Antônio Karlos Nunes, reforça que não se pode negligenciar a gripe, baseando-se em mitos que se espalham, como dizer que é uma doença comum e que geralmente apresenta sintomas leves.


“De um em um, o vírus pode se propagar e atingir os mais frágeis. Dados da OMS demonstram que, por ano, milhares de pessoas podem morrer por causa de complicações desenvolvidas a partir de uma gripe que aparentemente era inofensiva. Por isso, o SESI reforça o compromisso com a saúde de todos. Ser vacinado aumenta as chances de estar protegido”, completa o gestor.


O SESI está comercializando as vacinas trivalente e quadrivalente – imunizam contra três e quatro tipos de vírus diferentes, respectivamente. Para solicitar orçamento, as empresas devem acessar o site da campanha, procurar o calendário de campanhas do Amapá, verificar a disponibilidade e realizar o cadastro. Mais informações pelo WhatsApp (96) 98414-0331.

SENAI Bahia tem 156 vagas gratuitas em cursos para jovem aprendiz

O SENAI Bahia está com 156 vagas gratuitas abertas em cursos de Aprendizagem Industrial Básica, voltados para a formação de jovens aprendizes. As oportunidades são para os municípios de Lauro de Freitas (61), Catu (31), Vitória da Conquista (26), Camaçari (16), Salvador (17), Feira de Santana (5)

Vagas são para cursos como assistente administrativo, operador de sonda plataformista, assistente de logística e de inspetor de análise da qualidade. Foto: SENAI Bahia

Podem participar do processo seletivo jovens de 14 a 21 anos, que estejam cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental ou tenham concluído o ensino médio. Os interessados devem fazer a inscrição pela internet, no site do SENAI, até o dia 24 de março ou até atingir número de vagas ofertadas.

São oferecidos cursos de assistente administrativo, operador de sonda plataformista, assistente de logística e de inspetor de análise da qualidade. A maioria das vagas é para o curso de assistente de logística (44), no município de Lauro de Freitas, onde também serão oferecidas 17 vagas para assistente administrativo.

Para saber os cursos oferecidos nos demais municípios, os candidatos devem acessar o site do SENAI Bahia, onde também está disponível o edital com todas as informações sobre o processo seletivo.

A confirmação da matrícula obedecerá à classificação geral, por ordem de inscrição, limitada ao número de vagas por unidade, curso e turno. O início dos cursos está previsto para os meses de abril/maio, conforme edital.

Os alunos dos cursos de aprendizagem industrial podem ser contratados na condição de jovem aprendiz, de acordo com demanda das indústrias.

Faculdade SENAI do Rio Grande do Sul oferece cursos de pós-graduação EAD

O SENAI-RS está com matrículas abertas em dois cursos de pós-graduação a distância: Engenharia de Projetos Mecânicos Industriais e Engenharia de Rede de Computadores. Ambos têm carga horária de 360 horas/aula.

O curso de Engenharia de Projetos Mecânicos Industriais, destinado a tecnólogos e engenheiros, prepara profissionais especialistas para atuar no desenvolvimento de projetos mecânicos em diversas áreas da indústria. Ao final do curso, o aluno estará apto a atender às necessidades de atualização tecnológica promovidas pela manufatura integrada e especialização de profissionais de nível superior na área da projetos mecânicos industriais para a integração de tecnologias de informática industrial. As aulas iniciam em 9 de abril.

Já o pós em Engenharia de Rede de Computadores, destinado a tecnólogos e engenheiros em áreas afins, analistas de sistemas e bacharéis em áreas de TI, pode atuar tanto no contexto de serviços, bem como na indústria, nas áreas de planejamento, projeto e gerenciamento de rede e infraestrutura. As inscrições e as aulas iniciam dia 29 de abril. Informações e matrículas pelo site do SENAI-RS.

Relacionadas

Leia mais

RN ganha 1º Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde do Brasil
Parceria entre Energisa, SENAI e Exército Brasileiro em RO e ação social pela saúde
Projetos de inovação submetidos ao Rota 2030 são o triplo do valor disponibilizado em edital

Comentários