Parceria entre Energisa, SENAI e Exército Brasileiro em RO e ação social pela saúde

A semana da indústria terminou cheia de novidades. Além do Festival SESI de Educação, que acontece em Brasília, as federações se empenharam em elaborar várias atividades nos respectivos estados

Ao decorrer da semana, as federações se empenharam na educação, já que acontece, na capital federal, de quinta-feira (29) até sábado (2), o Festival SESI de Educação - o maior evento de robótica do ano. Apesar da grande mobilização, as federações também trabalharam a todo vapor em seus respectivos estados. Confira abaixo algumas ações e destaques:

Atleta paraense de basquete em cadeira de rodas é contratado por time de Portugal

Na sexta-feira (23/02), no ginásio do SESI Almirante Barroso, a equipe masculina de basquete em cadeira de rodas da Associação dos Deficientes Físicos do Pará (ADFPa) promoveu uma partida de despedida para o atleta paraense Rafael Brito que foi contratado e passará a atuar como efetivo na posição de ala armador da equipe do Basket Clube de Gaia, na cidade de Vila Nova de Gaia, na área metropolitana do Porto, em Portugal. A viagem está marcada para este sábado, dia 24 de fevereiro.

Em setembro do ano passado, com o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI/PA), a equipe masculina de basquete em cadeira de rodas da ADFPa foi medalha de prata no Torneio Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas, na cidade da Covilhã, em Castelo Branco, distrito de Portugal.Durante o torneio Rafael foi destaque como MVP (em português: jogador mais valioso da temporada) chamando a atenção do time português. 

Saiba mais sobre a história de Rafael no site da FIEPA.

FIERO inaugura o Observatório da Indústria

A partir de agora, a Federação do Estado de Rondônia conta com um instrumento inteligente para estudar, monitorar e prestar informações sobre tendências e oportunidades em apoio ao desenvolvimento econômico e sustentável, fornecendo referências valiosas para os formuladores de políticas e auxiliando na criação de um ambiente empresarial favorável.

Com esse objetivo, a Federação das Indústrias do Estado (FIERO) inaugurou nesta sexta-feira, 23, o Observatório da Indústria, um ambiente propício para o setor produtivo local.

Conforme o presidente Marcelo Thomé, o Observatório da Indústria de Rondônia é uma ferramenta de suporte ao empresário industrial do Estado, que vai reunir informações, estruturar relatórios, estudar tendências de mercado, novas tecnologias.

“Apoiar a indústria é função primordial da FIERO, e este instrumento conectado à rede de observatórios que o Brasil vem construindo sob a liderança da Confederação Nacional da Indústria (CNI), servirá para contribuir com o desenvolvimento industrial do nosso Estado”, afirma.

Saiba mais sobre o observatório no site da FIERO.

Qualifica Paraná oferece 44 cursos gratuitos em março

O programa Qualifica Paraná 2024, parceria entre Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), e Sistema Fiep, por meio do SENAI Paraná, está com as inscrições abertas para 44 cursos no mês de março.

As formações estão distribuídas em 22 cidades das regiões norte, noroeste, oeste, sudoeste, Curitiba e região metropolitana, com cursos nas áreas de mecânica automotiva, confecção, manutenção de motocicletas, panificação, instalações elétricas, soldagem, refrigeração, automação básica, mecânica industrial e informática básica.

O projeto é executado pelo Senai por meio das Escolas Móveis, carretas adaptadas com toda a estrutura necessária para os cursos. Para saber mais, acesse o site da FIEP.

Foto: Gelson Bampi

Em Colinas, SESI-MA realiza ação itinerante de serviços gratuitos de saúde

“Ter a oportunidade de fazer exames de sangue e consultar com um oftalmologista de graça é uma oportunidade que não poderia deixar passar”. Esta é a opinião da aposentada Maria Joaquina Chaves, de 60 anos, mãe de 6 filhos e avó de 10.

Ela foi uma das pessoas atendidas pela equipe do SESI Itinerante que esteve presente nos dias 23 e 24 de fevereiro, em Colinas, durante a Caravana Fome e Sede de Justiça promovida pela Federação das Entidades Cristãs do Maranhão (FECMA).

Durante a ação, os moradores tiveram acesso a uma ampla gama de serviços, incluindo exames laboratoriais e eletrocardiograma, orientações nutricionais com oficinas de alimentação saudável, consultas com clínico geral, oftalmologista e pediatra, além de procedimentos odontológicos, atividades de lazer com recreação infantil e entrega de sopão. Veja mais sobre a ação no site da FIEMA.

Projeto Soldado Cidadão envolve parceria entre SENAI, Energisa e Exército

A reunião institucional realizada na sede da Energisa, em Porto Velho, da qual participaram representantes da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Departamento Regional do SENAI Rondônia e do Exército teve como pauta a parceria entre as três entidades para a continuidade das ações do projeto Soldado Cidadão no estado.

De acordo com o diretor jurídico da FIERO-SESI-SENAI-IEL, Marcelo Lessa, a princípio o diretor técnico e Comercial Fernando Corradi e o gerente Administrativo e Assuntos Institucional Fabiano Medeiros, ambos da Energisa, explanaram sobre a infraestrutura, os serviços da empresa, a adesão ao Soldado Cidadão para formar e admitir nos seus quadros ex-militares formados a partir da parceria com o SENAI.

“O coordenador nacional do Projeto Cidadão, coronel do Exército Paulo de Tarso Cordovil Correa dos Santos esteve em Porto Velho para participar do encontro, conhecer a empresa e também visitar a unidade CETEM, no Polo Industrial da capital juntamente com o capitão Wan Buck, da 17ª Brigada de Infantaria e Selva. Durante a conversa, Corradi e Medeiros comentaram que a expectativa é qualificar mais de 400 novos profissionais para atuarem no setor”, destacou Lessa.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesso o site da FIERO.

FIERO

Como participar do Brasil Indústria?

O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: [email protected]

Relacionadas

Leia mais

Desfile de moda regional no SENAI-PA e doação de alimentos em SC
Vacinação da gripe no MS e inscrições abertas para cursos no PR e no ES
FIEP tem premiação para jornalistas e FIRJAN para ações de desenvolvimento social

Comentários