Federações fazem parcerias com empresas e SESI abre curso sobre autismo

A semana da indústria terminou repleta de ações a atividades em prol da educação e da inovação. Ação de itinerância do SESI levou atendimento médico a comunidades maranhenses

Na última semana, a indústria realizou uma série de ações voltadas para saúde, educação, pesquisa, tecnologia e inovação. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) elaboraram treinamentos e ações de conscientização. Confira:

Com ISI Biomassa, Vamtec Group quer descobrir novos biocombustíveis e neutralizar carbono até 2030

O respaldo científico garantido pelo Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa), localizado em Três Lagoas, foi escolhido para transformar o processo produtivo de insumos e serviços de siderurgia e metalurgia do Vamtec Group.

A indústria tem como meta neutralizar o carbono até 2030 e foca no desenvolvimento de novos biocombustíveis para alcançar a meta. Para o diretor do ISI Biomassa, João Gabriel Marini, a parceria representa mais uma experiência enriquecedora às competências da instituição.

“O mundo procura alternativas para os combustíveis fósseis que sejam sustentáveis e o ISI Biomassa possui know-how nesta linha pesquisa com infraestrutura e corpo técnico capacitados, o que nos permite alcançar a confiança de um importante grupo industrial como a Vamtec Group que, além de diversificar seu portfólio, busca estar à frente do seu tempo com investimento em novos biocombustíveis”.

Conheça mais sobre o projeto, no site da FIEMS.

imagem colorida de elemento Biosintético em teste
Foto: FIEMS

SESI Itinerante reúne população para atendimentos médicos gratuitos

Há cerca de sete anos, o morador de Icatu, Rubemar Sousa Oliveira, 51 anos, sentia fortes dores no peito, braços inchados e dor de cabeça. Nesse período, se viu obrigado a viajar para a capital, São Luís, em busca de atendimento e gastou muito dinheiro com consultas e exames médicos. Foi quando descobriu que era cardiopata.

Anos depois, nesta quarta-feira, 20 de março, foi a primeira vez que o professor conseguiu retornar ao médico. Ele aproveitou para fazer exames, como eletrocardiograma (ECG), no projeto SESI Itinerante, que está em Icatu-MA pela primeira vez, realizando atendimentos gratuitos para a população até esta quinta-feira, 21.

“Vim saber como está a situação do meu coração. Como a ação do SESI veio pra cá, fica muito melhor, é algo que facilita. No particular, as consultas são muito caras e aqui no município é difícil, não têm esses serviços mais especializados ou demora muito para marcar um atendimento”, contou o professor.

Rubemar é um dos 25 mil habitantes de Icatu que está usufruindo dos serviços médicos gratuitos e de promoção da saúde que a caravana do SESI Itinerante oferece pelas cidades do Maranhão. O projeto inclui consultas clínicas, pediatria, oftalmologia, exames laboratoriais, eletrocardiograma, odontologia, ações educativas, vacinação, testes rápidos, oficinas de alimentação saudável, atrações culturais, dentre outros.

Somente nos dois primeiros dias de SESI Itinerante em Icatu, mais de 2 mil atendimentos já foram realizados. Os recordistas são os exames de sangue e de coração, seguidos das consultas com o dentista e de vista, que também são muito procuradas pelos icatuenses. Veja mais sobre a ação, no site da FIEMA.

FIBRA busca empresas interessadas em se preparar para o mercado internacional

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA) está montando um banco de empresas interessadas em participar do projeto Exporta DF, que vai preparar pequenos negócios para o processo de internacionalização.

O formulário, aberto a todos os segmentos industriais, ficará disponível até 1º de abril (clique aqui). O edital oficial de chamamento, com mais detalhes e orientações sobre os requisitos e condições para participar, será lançado em breve.

Realizada em parceria com a ApexBrasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), o Banco de Brasília (BRB), a Universidade Católica de Brasília (UCB), o governo do Distrito Federal e os Correios, a iniciativa tem como principal objetivo facilitar a entrada de micro e pequenas empresas no mercado internacional.

O primeiro ciclo do Exporta DF atenderá empresas de vestuário. Os próximos ciclos contemplarão outros segmentos industriais. Para saber mais, acesse o site da FIBRA.

Foto: Shutterstock

SENAI-SC treina mecânicos da Azul Linhas Aéreas para competição internacional

Mecânicos da Azul Linhas Aéreas participaram de treinamento intensivo na Escola de Aviação Civil do SENAI, em Palhoça, no estado de Santa Catarina, para uma das maiores competições de manutenção de aeronaves, a Aerospace Maintenance Competition (AMC Competition), que ocorre de 9 a 11 de abril em Chicago, EUA.

O grupo, que já esteve em curso de 27 de fevereiro a 1° de março e de 12 a 15 de março, volta no dia 1° de abril para a última etapa de preparação.

Docentes do curso técnico de manutenção de aeronaves, do SENAI, conduzem as atividades. No ano passado, profissionais da Azul já foram treinados pelo SENAI e encerraram a competição reconhecidos como a melhor equipe estrangeira de manutenção aeronáutica. 

O líder dos competidores, Felipe Barreto, ressalta a responsabilidade de representar o Brasil nesta competição internacional e a certeza do melhor preparo. “O SENAI proporciona treinamentos de alta qualidade, aprimorando a cada ano, com simulações cada vez melhores nas 27 tarefas que envolvem a competição.

O objetivo é executar todas as tarefas o mais rápido possível e com menos penalidades para se tornar o campeão”, explica. Para saber mais, acesse o site da FIESC.

Foto: FIESC

Estudantes do SENAI-BA buscam soluções para a indústria em parceria com a Pirelli

Três projetos desenvolvidos por estudantes do SENAI Feira de Santana são finalistas do Grand Prix de Inovação, iniciativa realizada em parceria do SENAI Bahia e da Pirelli, com objetivo de buscar soluções para desafios propostos pela Indústria. O resultado da maratona de inovação foi anunciado nesta quarta-feira, 13/03, na unidade do SENAI em Feira de Santana.

No total, 90 estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem industrial básica da unidade baiana participaram desta edição do Grand Prix de Inovação, realizada entre os dias 4 e 8 de março. Divididos em 18 equipes multidisciplinares, eles desenvolveram e apresentaram ideias para solucionar desafios reais propostos pela empresa de pneus situada em Feira de Santana.

“O SENAI é parceiro da Pirelli desde a chegada da companhia em Feira de Santana, há mais de três décadas. É um orgulho imenso para a empresa poder contar com esse programa do SENAI em nossa unidade produtiva. Trabalhamos junto com os estudantes para que eles trouxessem soluções inovadoras para alguns processos internos. Todos os projetos foram ótimos e abriram leques muito interessantes para a resolução de contrapontos propostos”, avaliou Wilson Americano, diretor da planta da Pirelli em Feira de Santana. Veja mais sobre a parceria no site da FIEB.

Foto: FIEB

SESI-MA oferece o curso “Autismo na Prática”

Quando pensamos na criação e desenvolvimento saudável de qualquer criança, rapidamente nos remetemos ao papel do núcleo familiar e de todos os adultos envolvidos no seu cuidado, inclusive no ambiente escolar e médico.

Pensando nisso, o Serviço Social da Indústria do estado do Maranhão, passa a oferecer, a partir de abril, uma nova turma do curso “Autismo na Prática”, onde os alunos aprenderão a fornecer maior suporte e afeto a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa, tem o objetivo de difundir fundamentos e capacitar profissionais e a comunidade. Segundo Cybelle Noleto, porta-voz do SESI-MA, a capacitação é um serviço inicial do SESI Casarão que busca cumprir o compromisso com a formação continuada em práticas inclusivas, em especial do transtorno do espectro autista, para profissionais da educação, pais e cuidadores. A nova turma tem previsão para começar no dia 12 de abril, com carga horária de 20 horas.

Para mais informações, acesse o site da FIEMA. As inscrições podem ser feitas pelo [email protected] ou pelo número (98) 9130-1298.

Como participar do Brasil Indústria?

O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: [email protected]

Relacionadas

Leia mais

O que propriedade intelectual e transferência de tecnologia têm a ver com desenvolvimento?
Corte de 0,5 ponto na Selic é insuficiente, afirma presidente da CNI
Depreciação acelerada vai ampliar capacidade produtiva e modernizar o parque fabril, avalia CNI

Comentários