SESI indica 13 alimentos para aumentar imunidade

A equipe de saúde preventiva do SESI de Mato Grosso do Sul elaborou uma série de dicas de alimentação saudável para o período de pandemia do novo coronavírus

Em tempos de pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), como aumentar a resistência à doença é um assunto do interesse de todos e a alimentação correta é uma das principais formas de manter-se forte e saudável.

A equipe de saúde preventiva do Serviço Social da Indústria (SESI) de Mato Grosso do Sul elaborou uma série de dicas de alimentação saudável para o período de pandemia do novo coronavírus e elencou 13 alimentos que devem ser consumidos no dia a dia.

Uma alimentação adequada, contendo variedade de vitaminas e sais minerais, favorece a saúde e contribui para o bem-estar. Muitas situações do dia a dia podem debilitar o nosso sistema imunológico, especialmente neste período de incertezas e isolamento social.

Para evitar esta queda da imunidade, a recomendação é que os alimentos abaixo façam parte da rotina alimentar de todos, independentemente de estar no chamado grupo de risco ou não. Confira os alimentos que aumentam a imunidade contra a gripe:

1. Mamão

É fonte de vitamina C, nutriente que reforça a imunidade, além de ser rico em betacaroteno, poderoso antioxidante que combate infecções e estimula as células imunológicas.

2. Laranja

Assim como o mamão, as frutas cítricas, como a laranja, também são ricas em vitamina C. Estudos indicam que a vitamina C pode ser um importante nutriente na prevenção de infecções respiratórias e sistêmicas.

3. Abacaxi

É outro alimento rico em vitamina C e também em bromelina, enzima que tem ação mucolítica, dissolvendo o muco ou catarro dos pulmões, facilitando a expulsão das secreções. 

4. Tomate

Também é um alimento rico em vitamina C e betacaronteno.

5. Goiaba vermelha

Pouca gente sabe, mas a goiaba vermelha é muito rica em vitamina C.

6. Melancia

A fruta é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, fibras e sais minerais como magnésio, cálcio, potássio e fósforo. Assim, reduz as deficiências nutricionais do organismo e, consequentemente, aumenta a imunidade.

7. Brócolis

Rico em vitamina C e ácido fólico, nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

8. Couve-flor

Assim como brócolis, a couve também é rica em vitamina C e ácido fólico.

9. Repolho ou repolho roxo

Repolhos são ricos em vitamina C, A, E e K e as do complexo B, além de cálcio, magnésio, manganês, ferro e potássio e ainda ácido fólico, riboflavina e tiamina e alto teor de fibras.

10. Kiwi

Kiwi é um alimento bastante rico em vitamina C.

11. Berinjela

A casca da berinjela tem a coloração arroxeada devido aos flavonoides chamados de antocianinas. Elas protegem nosso organismo de diversas doenças, inclusive infecções virais e, devido à ação antioxidante, protege o DNA das células e evita inflamações.

12. Cebola ou cebolinha

A ingestão regular de cebola favorece a multiplicação das boas bactérias no intestino, promovendo um efeito probiótico. Esse efeito favorece a melhora da imunidade, com a redução de infecções. Enquanto isso, a cebolinha é rica em vitamina A e C.

13. Alho

O alho é rico em vitaminas A e C.

Outras orientações nutricionais para o enfrentamento da covid-19

Uma alimentação rica e variada em nutrientes sempre será a melhor opção para a saúde.

Beber a quantidade adequada de água auxilia o metabolismo a reagir melhor em qualquer quadro viral. Deve-se ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.

Procure, quando for pensar no que comer durante o dia, escolher uma variedade de alimentos mais coloridas possível, assim, terá ampla variedade de nutrientes. Frutas e verduras amarelas e laranjas são fontes de vitamina A, os vegetais verdes-escuro são fontes de ferro e as carnes de qualquer cor são fontes de zinco.

Iogurtes e leites fermentados contém probióticos que melhoram o funcionamento do intestino. Fibras como aveia e cereais integrais, além das frutas, legumes e verduras também auxiliam em um bom funcionamento do intestino.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Dicas para traçar metas e cortar gastos durante a pandemia
Coronavírus muda realidade do polo de confecções pernambucano
Novo site reúne ações da indústria no combate à covid-19

Comentários