5 produtos inovadores para enfrentar o coronavírus

Desde raios ultravioletas desinfetantes até supercomputadores para diagnóstico da doença, os projetos foram selecionados pela Plataforma Inovação para Indústria

A rede de Institutos SENAI de Inovação investe em tecnologia para o combate à pandemia. O objetivo é prevenir, diagnosticar e tratar o novo coronavírus. As propostas selecionadas na categoria MIssão contra a Covid-19 da Plataforma de Inovação para a Indústria recebem recursos e apoio para desenvolvimento, passando por processos de validação, de protótipo e de teste.

Confira cinco exemplos inovadores selecionados pela iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI):

1- Raios ultravioleta para desinfecção de transportes

As luminárias UV-C, apresentada pela startup SII Technology, foram instaladas dentro de ônibus e vagões. Os equipamentos são acionados por uma base móvel que funciona fora do veículo, operada por um técnico. Apenas uma unidade pode desinfectar até 40 ônibus por noite.

O raio UV-C não solta resquícios químicos, o que o torna mais seguro para as pessoas. Além de ser uma forma mais sustentável de desinfecção, porque não gera resíduo tóxico para o meio ambiente. A eficiência do sistema foi testada por meio de medições confiáveis em laboratório.

2- Inteligência artificial para diagnosticar a Covid-19 

O SENAI-Cimatec, em parceria com a Repsol Sinopec Brasil, utiliza o supercomputador para o enfrentamento da pandemia. A inteligência artificial será capaz de avaliar as imagens e dar o percentual de chance de o paciente estar ou não com Covid-19. Atualmente, existem cinco pesquisas em andamento utilizando o supercomputador.

Entre outras funções, será desenvolvida uma ferramenta de suporte ao diagnóstico, usando imagens médicas de raio X e de tomografia para identificar o potencial de lesões que se caracterizem como do coronavírus. 

3 - Aparelho mede pressão e concentração de gás carbônico na expiração de pacientes
 

A empresa MDI Indústria e Comércio de Equipamentos Médicos desenvolveu o primeiro monitor de capnografia autônomo fabricado no Brasil. A capnografia mede a pressão e concentração de gás carbônico na expiração de pacientes e serve para aferir como está a troca gasosa em nível pulmonar, sendo a forma mais precisa de verificar se está adequada a ventilação de pessoas com dificuldade para respirar. 

Com apoio do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde, o equipamento foi desenhado e a expectativa é ter um protótipo funcional pronto para validação médica. A previsão é que, até dezembro, sejam produzidos pelo menos 200 aparelhos, após validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

4 - Spray para revestimento contra o coronavírus

A empresa TNS Nanotecnologia,  em parceria com a Paumar (WEG Tintas), desenvolveu um revestimento capaz de eliminar o vírus. No produto antiviral, são utilizadas diferentes tecnologias para a ancoragem das nanopartículas de prata, tornando superfícies comuns em áreas capazes de inativar o vírus. 

O projeto terá um fácil manuseios e aplicação por spray, além de ser possível revestir uma grande área com uma pequena quantidade. O revestimento poderá ser usado em maçanetas, mesas, bancadas, balcões de atendimento de materiais como inox, madeira, laminado sintético e tecidos.  

5 - Tecido neutralizador da Covid-19

Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras uniu-se a Bio-Manguinhos/Fiocruz e à Diklatex para o desenvolvimento de um tecido capaz de neutralizar o novo coronavírus. As amostras do tecido foram capazes de inativar mais de 99,9% das partículas virais respiratórias do sarampo e da caxumba, com a  mesma eficácia para a Covid-19. 

A meta, atualmente, é a utilização dos tecidos antivirais para a produção de máscaras e aventais. A expectativa é que com o tecido antiviral sejam produzidas 600 mil peças por mês, entre máscaras, aventais e scrubs. 

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Pandemia vira oportunidade de negócios para empresa baiana
Entre a universidade e a indústria: SENAI faz elos importantes para viabilizar inovação no país
Maior atenção à saúde é um dos legados da pandemia, destaca diretor-superintendente do SESI

Comentários