4 atrações da Olimpíada do Conhecimento que inspiraram jovens e adultos

Visitantes elogiam a iniciativa do SESI e do SENAI em antecipar as tecnologias que vão transformar o dia a dia das pessoas

As novas tecnologias exibidas na Olimpíada do Conhecimento, realizada de 5 a 8 de julho em Brasília, encantaram adultos e crianças que transitaram pelo espaço de 25 mil m² repleto de inovações. Duranteos quatro dias, os ambientes criados pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) mostraram tendências de inovação e tecnologia voltadas para aprendizagem, qualidade de vida e competitividade.

1. Robô NAO
As tecnologias expostas na Olimpíada do Conhecimento encantaram a pequena Maria Luísa, 7 anos, filha da professora e advogada Cristiane Alves de Lima e do programador Danilo Pereira de Lima. “Viemos ver as novidades e estimular a curiosidade da nossa filha”, disse Cristiane, durante a visita. Uma das atrações que mais agradou a Maria Luísa foi o robô NAO, um humanoide com 57 centímetros de altura. Equipado com câmaras, microfones e sensores, que permitem a interação com os humanos, o robô pode ser programado para desenvolver inúmeras atividades. É utilizado especialmente como ferramenta de educação. 

2. Tecnologias de saúde e obras de arte em um mesmo espaço
O jovem Thales, 16 anos, e sua irmã Ayssa de Oliveira Marques, 19 anos, também aproveitaram a Olimpíada para conhecer as inovações. Thales, que está no ensino médio, gostou especialmente das tecnologias para a área de saúde, como o sistema que faz diagnósticos e pode antecipar eventuais doenças dos olhos. Para Ayssa, que cursa Engenharia Mecatrônica na Universidade de Brasília (UnB), a grande atração foi o Museu dos Futuros Possíveis. “As obras de artes expostas trazem uma reflexão sobre o impacto da tecnologia nas nossas vidas”, afirmou Ayssa. 

3. Casa Inteligente
O auditor federal João Jornada, 63 anos, e a filha Ana Clara, 15 anos, também aproveitaram a tarde de domingo para visitar a Olimpíada do Conhecimento. “As coisas que estão aqui ainda não estão no nosso dia a dia. Por isso, essa iniciativa do SESI e do SENAI é importante, especialmente para os jovens tomarem gosto pela inovação”, elogiou Jornada. Os dois gostaram, especialmente, das tecnologias expostas na Casa Inteligente, como o vaso sanitário equipado com assento aquecido e ducha para higiene pessoal. 

4. Troca de conhecimento por todo lado
O interesse dos visitantes entusiasmou o grupo de estudantes do curso técnico de mecânica industrial do SENAI de Catalão, no interior de Goiás: Erivan de Souza Filho, 15 anos, Samuel Vaz, 17 anos, Ryan Oliveira, 15 anos, e Augusto Custódio, 16 anos. Eles exibiram no Espaço Maker da Olimpíada do Conhecimento uma extrusora para plástico com aquecimento. A máquina, desenvolvida pelos estudantes, pode ser usada para a reciclagem de plástico. O material derretido se transforma em outro produto. “Vários empresários passaram por aqui e se interessaram pela extrusora”, afirmou Augusto.

Além disso, os estudantes dizem que a Olimpíada foi importante para a troca de conhecimentos e experiências com alunos de outras unidades do SENAI. “O evento foi muito bem organizado”, completou o instrutor Victor Tiago de Sousa, que atua nos cursos de metalomecânica do SENAI de Catalão.

Relacionadas

Leia mais

Moda 4.0 elimina medida padrão e dá poder de customização ao consumidor
Novas tecnologias para a indústria da construção exigem capacitação de mão de obra
Inovações ajudam crianças e jovens a aprender na prática

Comentários