Um Mundo de Possibilidades

 

Como transformar o Brasil em uma potência de inovação e tecnologia? Como aproveitar os recursos naturais e potencialidades do território? O que é preciso para desenvolver e dar mais oportunidade para a mão de obra do país? 

Para responder essas e outras perguntas, a Agência de Notícias da Indústria foi às cinco regiões do Brasil e visitou 11 Institutos SENAI de Inovação para mostrar como a pesquisa aplicada feita na rede está desenvolvendo soluções para desafios bastante reais no Brasil e no mundo.

Criada há 11 anos, a Rede de Institutos SENAI de Inovação tem se consolidado como um elo fundamental no ecossistema de inovação brasileiro, conectando o conhecimento produzido na academia às demandas da indústria por meio de ciência, tecnologia e inovação. Os 28 institutos atuam em diversas áreas de conhecimento e já desenvolveram mais de 2,6 mil projetos, mobilizando cerca de R$ 2 bilhões em recursos. 

Na corrida contra o tempo para enfrentar a mudança climática, recuperar o crescimento sustentado da economia e impulsionar a neoindustrialização, a inovação ocupa um papel central. Nesse especial, apresentamos as possibilidades e o que já é realidade quando o assunto é transição energética e descarbonização, transformação digital, saúde e bioeconomia.

 

A Rede de Institutos SENAI de Inovação é Um Mundo de Possibilidades.

 

Um bastidor

Você que não é do mundo da ciência, quando entra num laboratório tem vontade de apertar tudo quanto é botão? Acha chique vestir um jaleco? Fica curioso pra saber o que tem no tubo de ensaio? Que bonitinho esse becker! Pra que tanto cabo!? Como é possível fazer essas contas? Alguém pode explicar o que é um polímero?

A gente entende. Nos meses de produção do especial Institutos SENAI de Inovação: Um Mundo de Possibilidades, nossa equipe de jornalistas, fotógrafos, videomakers e designers teve os mesmos sentimentos. Apurando o que está acontecendo nos laboratórios de pesquisa aplicada do SENAI, voltamos orgulhosos das pessoas e do conhecimento que está sendo produzido no Brasil. Vem espiar um pouquinho do que a gente sentiu pra se inspirar e ficar ainda mais curioso pra conferir todos os episódios da série que estreia na próxima segunda-feira (27)!

 

Relacionadas

Leia mais

Institutos SENAI de Inovação desenvolvem álcool em gel com derivados da celulose
7 ações dos institutos SENAI de Inovação contra o coronavírus
Institutos de inovação do SENAI e da Suécia aumentam cooperação em pesquisa para indústria

Comentários