Indústrias desenvolvem linhas de produtos temáticos para a Copa do Mundo

Diferentes segmentos do setor industrial, de olho na oportunidade, aproveitam o megaevento para ampliar mercados com diferentes ações

A Copa do Mundo vai movimentar estádios, aeroportos, hotéis e os principais pontos turísticos das cidades que sediarão os jogos. Diferentes segmentos do setor industrial, de olho na oportunidade, aproveitam o megaevento para ampliar mercados com diferentes ações. A partir de hoje, e nas próximas quatro semanas, o Portal da Indústria apresenta a série de reportagens Indústria na Copa para mostrar alguns desses exemplos.

Na matéria de hoje, você conhecerá produtos desenvolvidos por parceiros, patrocinadores e apoiadores oficiais da Copa do Mundo. Para produzir e vender produtos associados ao evento, as empresas tiveram de seguir as regras do Programa de Licenciamento de Produtos e Canais de Distribuição Oficiais, elaborado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

O licenciamento é obrigatório, uma vez que tudo ligado ao torneio, como nomes, marcas e produtos, é de propriedade da Fifa. O licenciamento permite que a empresa produza e venda utilizando o selo da instituição e identidade visual da Copa.

No entanto, o licenciamento do produto não permite associação de marcas. Em entrevista ao Portal da Indústria , o professor doutor de Marketing da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Campomar, afirma que desenvolver uma linha temática e exclusiva para um evento como a Copa do Mundo é vantajoso para as empresas por agregar valor à marca, ainda que não proporcione lucro imediato. Ouça clicando aqui.

No Brasil, a Copa possui seis parceiros, oito patrocinadores e oito apoiadores. Os parceiros (Adidas, Coca-Cola, Hyundai/Kia Motors, Emirates, Sony e Visa) têm o mais alto nível de associação com a instituição. Os patrocinadores (Budweiser, Castrol, Continental, Johnson & Johnson, McDonald’s, Oi, Marfrig e Yingli Green Energy) têm direitos relativos à Copa do Mundo em escala global, com associação de marca. Os apoiadores, por sua vez, (Fifa.com, ApexBrasil, Centauro, Garoto, Itaú, Liberty Seguros, WiseUp e Football for Hope), que devem ter raízes no país-sede do evento, podem promover uma associação no mercado nacional.


Confira alguns dos produtos temáticos desenvolvidos pela indústria exclusivamente para a Copa do Mundo de 2014:

Hyundai - HB 20 Edição Copa do Mundo da Fifa

Com design diferenciado e novos equipamentos, o carro da Hyundai tem bancos revestidos de couro premium, com acabamento perfurado e linhas de costura vermelhas. No banco traseiro, além do couro perfurado e das costuras, destaca-se também o bordado do emblema da Copa do Mundo. A série limitada acompanha também tapetes de carpete personalizados, com costura vermelha e o bordado do nome da série.

Sony - TV Oficial com tecnologia 4K

A Sony desenvolveu dois novos modelos de TV 55 e 65 polegadas de alta resolução e de qualidade de som e imagem. Com tecnologia 4k (ultra HD), a empresa garante que os modelos possibilitam uma experiência de maior imersão ao oferecer um ângulo de visão horizontal de 60º ao espectador, o dobro do indicado para um modelo Full HD de 65 polegadas, por exemplo.

Adidas - Linha de chuteiras Battle Pack

A Adidas lançou uma linha de chuteiras batizada de Battle Pack, que significa Série de Batalha. De acordo com a empresa, o design é inspirado em uma pintura de guerra e no padrão de calçadas da antiga Mesopotâmia retratado na praia de Copacabana.

Troféu da Copa do Mundo da FIFA™ da (Garoto) e Cerveja Rise as One (Budweiser)

O Troféu da Copa do Mundo da FIFA™, criado pela Garoto, é uma reprodução da taça mais cobiçada do futebol mundial, feita com 300 gramas de chocolate ao leite. O lançamento apresenta todos os detalhes do troféu oficial do torneio e vem em uma embalagem especial.

A Budweiser também investiu na reprodução da taça. A empresa lançou uma garrafa de edição limitada com a imagem do troféu da Copa estampado na embalagem. Feita de alumínio, a garrafa dourada também será vendida em outros 40 países, além do Brasil.

PRÓXIMA REPORTAGEM - Não perca a próxima reportagem da série Indústria na Copa, na terça-feira (10).

 

LEIA AS DEMAIS REPORTAGENS DA SÉRIE INDÚSTRIA NA COPA:

Relacionadas

Leia mais

Copa do Mundo impulsiona lucros das indústrias de latas, embalagens pet e de reciclagem
Empresários propõem que população cobre obras da Copa e Olimpíadas
Expectativa da indústria em relação ao aumento do emprego é a maior desde março de 2014, aponta a CNI

Comentários