Paraninfa dos Jogos Nacionais do SESI, Lia Martins fala de superação

"Logo depois do acidente, eu não saía sozinha, era dependente. O esporte foi como uma reabilitação, mentalmente falando. A gente aprende a superar as dificuldades, a criar independência, é algo pra vida mesmo"

Lia Martins encontrou no basquete um meio para manter cabeça e corpo sãos. Com parte da perna direita amputada após um acidente de trânsito, ela passou por um período difícil, mas o esporte a ajudou a superar as adversidades e limites impostos pela vida. Paraninfa da 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI, ela falou um pouco sobre a carreira e os desafios enfrentados no dia a dia ao Portal da Indústria. Confira: 

Portal da Indústria: Como foi a sua entrada nos esportes paraolímpicos? 
Lia Martins: Foi por acaso. Recebi um convite, fiquei curiosa, fui lá e comecei a treinar. Dois anos depois já fazia parte da seleção brasileira. Tudo o que eu sei no basquete aprendi com o Caju (Wilson Caju, técnico da seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas). Ele é um cara que milita há muitos anos nessa área, cobra bastante. Então, eu que nem sabia que existiam esportes para deficientes, acabei me apaixonando pelo basquete e não meço esforços para praticar. 

Portal da Indústria: Entre os campeonatos que você disputou, qual mais te marcou? 
Lia Martins: Já fui para duas Paraolimpíadas, Pequim e Londres, mas o Parapan de Guadalajara, em 2011, foi especial, marcante mesmo, pois trouxemos a medalha de bronze para o Brasil. Essa tatuagem que tenho aqui no braço é o símbolo da competição e que fiz antes mesmo de viajar. É incrível, só quem está lá sabe a sensação que é. 

Portal da Indústria: Você consegue resumir a importância do esporte na sua vida? 
Lia Martins: Logo depois do acidente, eu não saía sozinha, era dependente. O esporte foi como uma reabilitação, mentalmente falando. A gente aprende a superar as dificuldades, a criar independência, é algo pra vida mesmo. 

OS JOGOS - Mais de 1.200 atletas de 200 empresas de todo o país participam da 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI, em Belém. As provas, em dez modalidades, começaram na quarta-feira (10) e seguem até domingo no SESI Almirante Barroso, SESI Ananindeua e no Estádio Olímpico do Pará. Acompanhe todas as notícias sobre os Jogos Nacionais do SESI na página da competiçãoAcesse as fotos no Flickr

Relacionadas

Leia mais

Jogos Nacionais do SESI servem de exemplo para educar os filhos, garante visitante da competição
Jogador de futsal vive dia de herói nos Jogos Nacionais do SESI
Atletismo é marcado pela superação dos atletas nos Jogos Nacionais do SESI

Comentários