Lia Martins encontrou no basquete um meio para manter cabeça e corpo sãos. Com parte da perna direita amputada após um acidente de trânsito, ela passou por um período difícil, mas o esporte a ajudou a superar as adversidades e limites impostos pela vida. Paraninfa da 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI, ela falou um pouco sobre a carreira e os desafios enfrentados no dia a dia ao Portal da Indústria. Confira:
Portal da Indústria: Como foi a sua entrada nos esportes paraolímpicos?
Lia Martins: Foi por acaso. Recebi um convite, fiquei curiosa, fui lá e comecei a treinar. Dois anos depois já fazia parte da seleção brasileira. Tudo o que eu sei no basquete aprendi com o Caju (Wilson Caju, técnico da seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas). Ele é um cara que milita há muitos anos nessa área, cobra bastante. Então, eu que nem sabia que existiam esportes para deficientes, acabei me apaixonando pelo basquete e não meço esforços para praticar.
Portal da Indústria: Entre os campeonatos que você disputou, qual mais te marcou?
Lia Martins: Já fui para duas Paraolimpíadas, Pequim e Londres, mas o Parapan de Guadalajara, em 2011, foi especial, marcante mesmo, pois trouxemos a medalha de bronze para o Brasil. Essa tatuagem que tenho aqui no braço é o símbolo da competição e que fiz antes mesmo de viajar. É incrível, só quem está lá sabe a sensação que é.
Portal da Indústria: Você consegue resumir a importância do esporte na sua vida?
Lia Martins: Logo depois do acidente, eu não saía sozinha, era dependente. O esporte foi como uma reabilitação, mentalmente falando. A gente aprende a superar as dificuldades, a criar independência, é algo pra vida mesmo.
OS JOGOS - Mais de 1.200 atletas de 200 empresas de todo o país participam da 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI, em Belém. As provas, em dez modalidades, começaram na quarta-feira (10) e seguem até domingo no SESI Almirante Barroso, SESI Ananindeua e no Estádio Olímpico do Pará. Acompanhe todas as notícias sobre os Jogos Nacionais do SESI na página da competição. Acesse as fotos no Flickr