Inova Talentos é eficiente e traz resultados para a empresa, diz coordenador da Bosch

Empresa já contou com 129 bolsistas do programa do IEL, dos quais 25 foram contratados. José Velloso destaca que diversos produtos foram lançados com contribuição do Inova e 53 resultaram em pedidos de patente

José Velloso diz que o Inova Talentos é uma grande oportunidade para o bolsista ingressar no mercado de trabalho. "Sem dúvida abre portas".

Coordenador do Inova Talentos da Bosch no Brasil, o engenheiro de Tecnologia e Inovação José Velloso considera o programa um dos mais eficientes e menos burocráticos para a realização de projetos de inovação no país. Ele destaca que os bolsistas têm sido fundamentais para o desenvolvimento de novos produtos e participaram de projetos que resultaram em 53 pedidos de patentes da empresa. Em entrevista à Agência CNI de Notícias, Velloso ressalta que um dos aspectos mais positivos do programa é aproximar a companhia das universidades.

O Inova Talentos é uma das principais iniciativas de inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o IEL seleciona bolsistas para atuarem em projetos de pesquisa e desenvolvimento em empresas, com o apoio de consultoria por parte de especialistas da instituição. Criado em 2013, o programa incentiva indústria e universidades a transformarem pesquisas em negócios, produtos e serviços. Confira os principais trechos da entrevista:

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – De que forma o Inova Talentos colabora com projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na Bosch?

JOSÉ VELLOSO – De diversas formas, como a partir da aproximação com as universidades. Muitos bolsistas que participam do Inova Talentos vieram de uma graduação ou de uma pós-graduação, o que acabou deixando a Bosch mais próxima das universidades. Muitos projetos permitiram uma ponte com o professor e a universidade a partir dos próprios bolsistas, o que leva a Bosch a se aproximar da academia vislumbrando uma potencial parceria de pesquisa e desenvolvimento no futuro. Alguns projetos ajudaram a trazer competências específicas para a Bosch, como a inteligência artificial. Os projetos de inovação vêm alavancando a entrada de novos profissionais no nosso quadro de P&D.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – O senhor pode mencionar produtos que foram lançados pela Bosch a partir do trabalho de bolsistas do Inova Talentos?

JOSÉ VELLOSO – Dentro  da engenharia automotiva, o tempo de desenvolvimento acaba sendo de cinco ou seis anos. Então, muitos projetos ainda estão em fase de desenvolvimento, mesmo que o bolsista tenha saído. Mas posso listar alguns, como o de pecuária de precisão, um negócio novo para a Bosch, lançado no mercado no ano passado. Lançamos também uma nova geração de bomba de combustível flex, que chamamos de bomba Evo; um novo modelo do sensor de nível de combustível; e uma nova geração do nosso produto da FlexStart, no qual substituímos o tanquinho de gasolina por um sistema de aquecimento do combustível, para eliminar o sistema de partida frio nos carros que usam o etanol. Também menciono um produto que ainda não está no mercado, mas que está em fase avançada, que é o de embreagem eletrônica. Em todos esses projetos, houve participação de bolsistas do Inova Talentos. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – O senhor pode explicar o que é a embreagem eletrônica?

JOSÉ VELLOSO – É um sistema desenvolvido para acionar eletronicamente a embreagem. Além de proporcionar mais conforto ao usuário, a tecnologia possibilita economia de combustível, podendo chegar a um índice de até 5% em um circuito misto entre cidade e estrada. O acionamento da embreagem é feito eletronicamente e a troca da marcha é realizada de forma manual. Fizemos um lançamento para mostrarmos ao mercado que temos essa tecnologia em desenvolvimento. Mas somos uma empresa sistemista, que faz o desenvolvimento, mas quem aplica é a montadora. Essa é uma possibilidade para as montadoras.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – Quantos bolsistas do Inova Talentos já passaram pela empresa e quantos foram contratados?

JOSÉ VELLOSO – A gente teve 129 bolsas aprovadas do Inova Talentos, desde a primeira chamada em 2013. Contratamos 25 desses profissionais ao longo dos anos. Eles foram alocados tanto em Campinas quanto em Curitiba.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – Qual o número de patentes requeridas a partir de projetos com participação de bolsistas do Inova Talentos?

JOSÉ VELLOSO – São 53 pedidos de patentes decorrentes de projetos que tiveram participação de bolsistas. Hoje, a média é de 20 patentes solicitadas por ano. É um número muito expressivo para o Brasil. Considerando que tivemos só quatro anos de Inova Talentos e considerando que o Brasil leva em média de 8 a 10 anos para analisar e dar uma decisão sobre o pedido, não há patentes concedidas por enquanto.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – O senhor pode compartilhar outros indicadores relativos ao Inova Talentos na Bosch? Por exemplo, acréscimo de recursos humanos qualificados na área de P&D da empresa?

JOSÉ VELLOSO – Se eu colocar que tenho cerca de 25 a 30 profissionais por ano trabalhando em projeto de inovação como bolsista, temos um acréscimo de mais de 5% na força de P&D na organização. Esse é um número significativo para a Bosch. 5% do nosso quadro atual de pesquisadores foram contratados a partir do Inova Talentos. Para nós, o programa também é uma ótima fonte de recrutamento, para achar bons profissionais. Temos outros indicadores – hoje, 100% dos tutores estão satisfeitos com o grau de desempenho do bolsista, ou seja, há uma satisfação muito grande em relação às qualidades técnica e gerencial do pessoal; 70% das divisões de negócios já tiveram ou estão com bolsistas, o que demonstra como o uso do Inova Talentos é difundido nas nossas unidades de negócios.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – Quais os benefícios do programa para o bolsista?

JOSÉ VELLOSO – É uma oportunidade muito boa para se preparar para o mercado de trabalho. Um dos objetivos levantados lá atrás, na MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação), era de que precisávamos de profissionais qualificados no mercado. A dedicação aos projetos de inovação é um diferencial nosso e do próprio programa. Dentro da empresa, fazemos uma integração para que o profissional não só participe do projeto, mas conheça a Bosch como forma de aprendizado. Em muitos casos, o Inova Talentos acaba sendo a inserção do profissional no mercado de trabalho. E ingressar em uma grande empresa, trabalhando em um projeto de inovação, sem dúvida abre portas. A própria capacitação dentro de metodologias que temos internamente de inovação e de projetos de P&D acaba sendo um ponto favorável para o bolsista. A vivência dentro da organização é um diferencial para ele continuar na empresa ou para buscar uma contratação no mercado.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – Quais são as áreas de formação mais requisitadas?

JOSÉ VELLOSO – Mais de 80% dos nossos bolsistas são engenheiros, nas áreas elétrica, mecânica, de automação e de computação. Mas temos também administradores. Contratamos uma veterinária em um projeto de pecuária. Profissionais de design, cientistas de dados e especialistas da área de IoT (inernet das coisas) também passaram pela Bosch no Brasil por meio do Inova Talentos.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – A Bosch indica o Inova Talentos para outras empresas?

JOSÉ VELLOSO – Sim. A gente indica bastante. Para nós é muito bom que outras organizações utilizem o programa, pois acaba sendo uma ferramenta para se buscar profissionais no mercado. O programa é um dos mais eficientes e menos burocráticos que existem hoje.

Relacionadas

Leia mais

4 motivos que vão te convencer a participar do Inova Talentos
IEL e CNPq lançam programa de intercâmbio que conecta indústria brasileira a parceiros internacionais

Comentários