Por mais emprego e empregabilidade

Em artigo publicado no jornal O Povo, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, reforça que o Sistema S quer contribuir para a remoção de obstáculos à produtividade e à competitividade

Emprego e empregabilidade são termos que caminham juntos. O primeiro, fonte efetiva de dignidade para cidadãos e cidadãs que dele usufruem, não lhes pertence, é gerado em consonância e dependência de condições ambientais do mercado.

O segundo, instrumento bilateral do primeiro, se por um lado amplia as competências individuais e credencia o empregado à conquista do tão desejado espaço de trabalho, por outro qualifica a produtividade e fortalece a competitividade da entidade empregadora.

O Brasil do futuro que ora estamos construindo carece de um olhar atento e de trabalho estrategicamente planejado e pragmático, voltado para, simultaneamente, gerar mais emprego e ampliar a empregabilidade das pessoas.

Cientes do nosso papel e da importância de uma tomada de atitude efetiva nesse sentido, nós do Sistema S cearense, estamos empreendendo um movimento que reverbera a ideia presente no programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade do governo federal, que visa contribuir para a remoção de obstáculos à produtividade e à competitividade dos múltiplos setores produtivos.

Num compromisso coletivo, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Fecomércio, Faec, Fetrans, Sescoop e Sebrae/CE, estão unidos na construção de um plano com foco na geração de mais empregos a partir da melhor qualificação das pessoas para o mundo do trabalho dentro de seu território de convivência, a cidade.

O Mobiliza em Ação promete entregar em um horizonte de curto prazo, um plano de desenvolvimento local para o empreendedorismo. Assentado em criterioso diagnóstico das vocações locais - do território e da população -, das legislações vigentes - federal, estadual e municipal - e condições ambientais, o plano irá envolver, além das organizações do Sistema S, instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa.

O nosso propósito é melhorar a geração de emprego e renda no contexto municipal, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional a partir do desenvolvimento local. Nós entendemos que somente com mais emprego e melhor empregabilidade iremos criar um novo ambiente de negócios para a nossa região e para o país.

REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência CNI de Notícias têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente, pelo e-mail imprensa@cni.com.br. As opiniões aqui veiculadas são de responsabilidade do autor.

Relacionadas

Leia mais

A indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise
Entenda o que é o coronavírus e como se proteger
Veja como as federações de indústrias estão enfrentando a pandemia

Comentários