Leilão de blocos de petróleo e gás coloca o Brasil como importante destino de investimentos, diz CNI

Expectativa da indústria é que a regularidade dos leilões crie um ambiente de negócios mais estável aos investidores estrangeiros, com aumento de investimentos privados e geração de empregos

O sucesso da 16º Rodada de Licitações sob o regime de concessão dos blocos de exploração de petróleo e gás nas bacias de Campos e Santos confirma o grande interesse da iniciativa privada em investir nas oportunidades no pós-sal. A avaliação foi feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira, 10 de outubro, depois do anúncio dos resultados do leilão, realizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). 

Das 17 empresas inscritas no certame, 11 apresentaram propostas e 10 acabaram vencedoras. O bônus de assinatura superou todas as expectativas e chegou ao recorde de R$ 8,9 bilhões, quase triplicando o valor estimado de R$ 3,2 bilhões.

“Os investimentos que serão feitos pelas empresas na exploração das áreas arrematadas contribuirão para o fortalecimento da indústria de petróleo e gás, a recuperação da atividade econômica, a criação de empregos e a geração de negócios no setor”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

“A entrada de novos agentes na área favorece a competição e trará resultados positivos para a produção e a redução dos preços para o consumidor”, acrescenta o presidente da CNI.

Além disso, a expectativa da indústria é grande em relação aos outros dois leilões, marcados para o início de novembro. Vultosos investimentos são esperados, abrindo novas oportunidades para a iniciativa privada ampliar a participação na exploração e na produção de petróleo e geração de empregos. Espera-se ainda que a regularidade dos leilões crie um ambiente de negócios com mais estabilidade, consolidando o país como um dos principais destinos de investimentos estrangeiros no setor.

Relacionadas

Leia mais

Leilão das BRs-364 e 365 avança na direção de infraestrutura mais eficiente para o país, avalia CNI
Setor de derivados de petróleo e biocombustíveis foi o que mais ganhou produtividade nos últimos 10 anos, aponta CNI
Novo mercado de gás natural promove concorrência no setor e estimula competitividade da indústria, avalia CNI

Comentários