TRT reconhece Sesi-MT pelos serviços de Saúde e Segurança no Trabalho

Edson Bueno, presidente do TRT 23ª Região, junto com outras autoridades, destacou os esforços da instituição nesse segmento

Os gastos com acidentes de trabalho equivalem a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, ou seja, R$ 71 bilhões de reais ou 9% da folha salarial brasileira. Além disso, de acordo com uma pesquisa feita pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional coordenado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região–MT (Getrin), em 2011, 47% dos acidentes de trabalho que ocorreram no Estado estão ligados à área da indústria. Nesse viés, o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), entidade do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, vem desempenhando no Estado um papel fundamental na prevenção de doenças e acidentes de trabalho com o objetivo de reduzir cada vez mais esses números.

Por esse motivo, o Sesi-MT foi parabenizado na última quinta-feira (16/01) pelo Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região (TRT 23ª). Na ocasião, o presidente do TRT 23ª Região, Edson Bueno, o juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Getrin, Paulo Brescovici, e o secretário geral da Presidência, Wanderson França, agradeceram a parceria estabelecida na I Reunião Mato-grossense de Integrantes de Cipas, evento realizado em outubro, novembro e dezembro do ano passado e organizado pelo Getrin.

O juiz Paulo Brescovici ressaltou a importância da parceria firmada. “O Sesi-MT é fundamental para a manutenção do projeto coordenado pelo Getrin, pois apresentou-se como parceiro essencial na divulgação da mensagem de prevenir a ocorrência do acidente de trabalho. Não se pode falar em trabalho seguro sem a participação do Sesi-MT, a quem somos muito gratos pelo apoio e colaboração”.

Para o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, o Sesi-MT se destaca por contribuir com a redução dos alarmantes índices de ocorrências nos postos de trabalho, utilizando como principal ferramenta a conscientização. “Como a indústria é um dos termômetros do crescimento da economia, o aumento de vagas pode impactar no número de acidentes. Logo, quanto maior for a capacitação de empregados, por meio de serviços fornecidos pelo Sesi-MT, menor será o índice de acidentes”, conclui.

Os serviços de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) oferecidos pelo Sesi-MT, que vão desde ginástica laboral até cursos e palestras sobre uso de equipamento de proteção individual (EPI), já atendem cerca de 60% dos municípios de Mato Grosso. Mais informações (65) 3611-1500.

Relacionadas

Leia mais

Números de acidentes devem ser considerados para priorização de investimentos em rodovias, avalia Conselho da CNI
Indústria da construção lança campanha nacional de prevenção de acidentes
Exclusão de acidentes de trajeto do FAP corrige regra que prejudicava empresas

Comentários