Plataforma online ajuda empresas a calcular Fator Acidentário de Prevenção

Modernizada, ferramenta produz relatórios para ajudar a tomar decisões de investimento em ações de saúde e segurança no trabalho

Empresas interessadas em saber o valor do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) podem fazer esse cálculo de forma fácil e gratuita na plataforma Construindo Segurança e Saúde , desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A ferramenta, que já está no ar há dois anos, foi modernizada e produz relatórios com cruzamento de valores que ajudam gestores empresariais a tomarem decisões sobre necessidades de investimentos em ações de saúde e segurança no trabalho. Outra novidade é a divulgação dos custos globais com acidentes no trabalho das empresas cadastradas na plataforma.

De acordo com o especialista do SESI Gustavo Nicolai, que irá apresentar a tecnologia nesta sexta-feira (13) a gestores participantes do 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção, os cálculos são feitos a partir do valor da folha de pagamento da indústria associado a dados de quantidade de acidentes da empresa divulgados pelo Ministério da Previdência. “Com a combinação desses valores, é possível estimar o valor a ser desembolsado pelas empresas para pagamento do FAP”, explica. “A partir do conhecimento desses valores, o tomador de decisão na empresa poderá ver com clareza ações e investimentos em saúde e segurança no trabalho.”

A plataforma Construindo Segurança e Saúde está entre as iniciativas do SESI apoiar as empresas na gestão do FAP, um dos cinco serviços o Programa de Gestão do Absenteísmo do SESI. O objetivo do programa é apoiar as empresas na análise de causas e impactos das faltas ao trabalho, além de propor ações para reduzir custos para empresas.

Relacionadas

Leia mais

Equipe do SESI sobe no pódio do principal torneio de robótica do mundo
Aumento da participação privada abrirá caminho para modernização da infraestrutura no Brasil
23% das mulheres deixam o emprego para cuidar de filhos ou parentes

Comentários