5 dicas do IEL para estágio e home office em tempos de coronavírus

Instituto oferece orientações para as empresas para que possam manter os seus jovens talentos nos programas dentro do regime de teletrabalho, de acordo com as regras trazidas pela MP 927

O estágio propicia a jovens talentos a oportunidade de colocar em prática, dentro do ambiente de uma empresa, o aprendizado adquirido nos institutos de educação. No entanto, a necessidade de afastamento social trazida pela pandemia do novo coronavírus trouxe desafios e oportunidades para as empresas realizarem os seus programas de estágio, especialmente quanto à possibilidade dos estagiários poderem trabalhar em regime de home office.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) tem se debruçado sobre as novas regras trazidas pela Medida Provisória n.927/20 e formas como o estagiário pode continuar a contribuir com as atividades da empresa, sem que tenha o seu período de imersão na vida corporativa interrompida nesse tempo de covid-19.

Segundo o superintendente do IEL, Eduardo Vaz, a necessidade surgiu porque, devido a incertezas sobre aplicar as regras de estágio no atual contexto, muitas empresas vinham pensando em encerrar contratos com seus jovens talentos. “Estamos chamando a atenção para a viabilidade de manter os estagiários em home office porque percebemos que muitas empresas não estão atentas a esta possiblidade”, afirma.

Para ajudar as empresas, o IEL lista cinco passos essenciais para que o estagiário possa continuar o seu programa na empresa dentro das possibilidades trazidas pelo regime do teletrabalho. Confira!

1. Verifique as condições de trabalho

É preciso entrar em contato com o estagiário para verificar se ele dispõem dos recursos tecnológicos, como computador e acesso à internet, para que possa desenvolver o seu trabalho de forma plena sem precisar sair de casa.

2. Observe o prazo para início dos trabalhos

Caso o jovem talento tenha as condições necessárias para trabalhar de casa, a medida provisória estabelece que haja prazo mínimo de 48 horas, após feito o contato, para que inicie as atividades.

3. Ofereça supervisão e suporte

O estágio é uma oportunidade de aprendizado e isso deve continuar ocorrendo, mesmo em teletrabalho. Assim, a empresa deve supervisionar diariamente o trabalho realizado pelo jovem talento, dando suporte nas atividades de forma a garantir o aprendizado.

4. Controle os horários

Embora o controle de jornada possa ser dispensado para empregados em home office, a carga horária dos estagiários deve seguir a mesma da estabelecida no termo de compromisso do estágio.

5. Área de atuação e treinamentos

Importante lembrar que, enquanto estiver em home office, o estagiário deve exercer funções na área de atuação no curso superior em que estiver matriculado. Além disso, o jovem talento pode receber treinamentos online, uma oportunidade para a empresa orientar o estagiário, por exemplo, em seu plano de carreira.

Conheça o programa IEL de estágio

O programa IEL de Estágio, que tem como diferencial a seleção e capacitação de acordo com o perfil da vaga, é um dos produtos de maior procura da instituição. Em 2019 foram inseridos 71.637 estagiários em diversas organizações parceiras, entre elas Monsanto/Bayer; Aperam; Google e Banco Daycoval.  

“Para fazer parte das empresas o candidato deve apresentar além de conhecimento técnico, perfil comportamental compatível com as exigências do mercado. Uma combinação entre dinamismo, autonomia, posicionamento, flexibilidade e facilidade de relacionamento interpessoal, principalmente em período de home office”, conclui Vaz.

Relacionadas

Leia mais

Curso gratuito do IEL ensina profissionais a gerenciar projetos
IEL abre 75 vagas para bolsistas no programa Inova Talentos
IEL oferece cursos on-line e webinars gratuitos na área de gestão

Comentários