“Não haverá empresas rentáveis sem serem sustentáveis, não por muito tempo. E o carbono, nos últimos anos, se transformou em uma das principais moedas, em uma das principais diretrizes. Com ciência e tecnologia aplicada, hoje, já temos condições de endereçar vários planos de ação nesse sentido”, resume Denise Hills, diretora global de Sustentabilidade da Natura, empresa de perfumaria e cosméticos, no segundo capítulo da websérie da Confederação Nacional da Indústria (CNI) “Transformação verde - A indústria faz parte da solução”, que estreou na última quinta-feira (10), no Youtube da CNI.
Hills se refere ao mercado regulado de carbono, que é uma forma de incentivar o setor produtivo a optar por iniciativas mais sustentáveis e reduzir as emissões de gases na atmosfera. Para tanto, foi criada uma moeda, 1 crédito de carbono – que corresponde a uma tonelada de gás carbônico –, dentro da lógica de que compensar as emissões é retirar mais CO2 do que lançar na atmosfera. Tal estratégia é possível quando iniciativas sustentáveis são incorporadas aos planos de negócios das empresas e às políticas públicas dos países. Nesse sentido, o Brasil desponta com enorme potencial de ser vendedor de créditos de carbono. Mas, para que isso aconteça de forma segura e transparente, é preciso regular esse mercado.
A Natura tem como diretriz transformar desafios socioambientais em oportunidades de negócios. Em Abaetetuba, no Pará, a empresa cultiva produtos feitos a partir de recursos naturais da floresta amazônica, produzidos em sistemas agroflorestais que regeneram áreas degradadas e compensam as emissões de carbono.
A websérie Transformação Verde apresenta ainda iniciativas da Suzano, hoje a maior empresa de celulose no mundo e uma das maiores de produção de papel na América Latina. Na planta de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, e na reserva Parque das Neblinas, em São Paulo, a empresa usa o manejo florestal e o plantio de árvores para reduzir suas emissões de carbono. A Suzano planta mais de 1 milhão de árvores todos os dias e tem como meta reduzir a emissão de 40 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera até 2025.
A Indústria Faz Parte da Solução
A websérie apresenta ações que ilustram que a indústria é parte da solução do desenvolvimento sustentável. 12 vídeos, divididos em quatro capítulos, convidam a descobrir sobre cada um dos pilares defendidos pela indústria brasileira como fundamentais para atingir a economia de baixo carbono: economia circular, transição energética, mercado de carbono e conservação florestal.
Por sua vez, cada pilar traz três episódios: “O que é”, “Soluções” e “Desafios”, explicando em detalhes os conceitos, as soluções de destaque de inúmeras empresas, os resultados reais e mensuráveis e também os avanços que ainda devem ser trabalhados para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e ajudar o Brasil a atingir as metas do Acordo de Paris.
E não perca o terceiro capítulo da websérie, sobre conservação florestal, que será lançado neste sábado, 12 de novembro. O último capítulo de Transição Energética será divulgado no domingo (13).
Conheça o Indústria Verde
O Indústria Verde é um projeto que nasceu para mostrar que a indústria brasileira já é protagonista em soluções sustentáveis. São contribuições relevantes à agenda ambiental, com enorme potencial para liderar o processo em diversos setores.
A preocupação com o meio ambiente é de todos. Indústria, empresas e cidadãos. Na sua empresa, a transformação verde já começou? Venha fazer parte desta história.