Seis em cada 10 empresas têm área dedicada à sustentabilidade, segundo uma pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com executivos do setor.
A preocupação com o impacto dos negócios na economia também se espalhou nas cadeias produtivas: 45% disseram exigir certificados ambientais de seus fornecedores e parceiros na hora de fechar um contrato. Em outubro do ano passado, o percentual foi de 26%. Os dados foram divulgados durante a COP 27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que está sendo realizada no Egito até 18 de novembro.
Sete em cada 10 indústrias vão ampliar investimentos em sustentabilidade
Em relação aos investimentos em sustentabilidade, o cenário é de crescimento. Metade das indústrias (50%) aumentou os recursos alocados em sustentabilidade nos últimos 12 meses, segundo os executivos.
Maioria dos executivos diz ter dificuldade em acessar crédito para ações sustentáveis
Na hora de investir, as empresas recorrem pouco a incentivos externos, ou seja, fora do orçamento da indústria, e costumam bater mais à porta do setor privado. A maioria dos executivos (55%) considera difícil ou muito difícil o acesso ao crédito para adoção de ações sustentáveis na produção. Do total das indústrias pesquisadas, 23% buscaram por créditos privados nos últimos dois anos, sendo que 15% obtiveram o financiamento. Dentre os que recorreram a recursos públicos nos últimos dois anos, 16% tentaram crédito e 6% chegaram a receber o benefício.
Saiba mais sobre sustentabilidade: