Transformação da indústria está em curso com ações para reduzir emissões, diz presidente da CNI

Ricardo Alban participou de encontro da sociedade civil com ministros nesta quarta-feira (13) em Baku, no Azerbaijão

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, participou nesta quarta-feira (13) de uma reunião do governo federal com a sociedade civil na 29ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP29, em Baku, no Azerbaijão.

Com o objetivo de ouvir as principais demandas dos representantes de movimentos sociais, indígenas, ONGs e empresários, o encontro também levantou as expectativas do Brasil em torno da COP30 que vai ocorrer em Belém (PA) no ano que vem.

A indústria brasileira enxerga, nas conferências do clima, a oportunidade de demonstrar o compromisso das empresas com o desenvolvimento sustentável.

Por isso, em sua fala, Ricardo Alban destacou a importância do setor na transição para uma economia de baixo carbono, na criação de empregos e no desenvolvimento da inovação.


“A transformação da indústria já está em curso, com ações concretas para reduzir emissões e incorporar a economia circular. Essa mudança não apenas ajuda a cumprir compromissos climáticos, mas produz impacto direto na sociedade, criando empregos de qualidade, promovendo tecnologias limpas e tornando as cidades mais sustentáveis e saudáveis para todos”, disse o presidente da CNI.


Alban destacou que ao adotar tecnologias disruptivas, a indústria vem permitindo a abertura de novos mercados, por meio do uso de energias renováveis, eficiência energética e alternativas como o hidrogênio e a captura de carbono.

“Essas iniciativas industriais têm efeitos positivos em larga escala, beneficiando a sociedade com um desenvolvimento mais equilibrado e responsável”, completou. 

Ele também reforçou o desejo da CNI de criar um grupo de empresários com foco na elaboração de políticas verdes – a exemplo do B20, fórum de diálogo mundial que conecta a comunidade empresarial aos líderes dos países do G20.

A ideia é que o grupo, a partir da COP30, mobilize representantes do setor privado com a missão de construir e propor recomendações relevantes para a indústria, influenciando o processo de tomada de decisões nas pautas prioritárias das Conferências do Clima da ONU. 

Entre as autoridades presentes na reunião estavam o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. 

Também participaram do encontro o diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e do Instituto Amazônia +21, Marcelo Thomé, e o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA), Jamal Bittar, entre outros representantes do setor e autoridades governamentais.

Indústria na COP29

Programação da CNI na COP29

De 11 a 22 de novembro, o estande da CNI na COP29 é palco de uma programação extensa. Ao longo dos 11 dias de evento, serão mais de 60 atividades, entre painéis, apresentações e lançamentos de iniciativas, estudos e programas relacionados aos temas da COP, como financiamento climático, transição energética, adaptação climática, bioeconomia, mercado de carbono e COP30.

Relacionadas

Leia mais

A indústria na COP29
Indústria vai à COP29 mostrar progresso do setor na transição para economia de baixo carbono
CNI na COP29: conheça os diferentes espaços da conferência mundial da ONU, no Azerbaijão

Comentários