Daqui uma semana, líderes mundiais, empresários e ativistas estarão reunidos, em Baku, no Azerbaijão, na 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29). De 11 a 22 de novembro, os países signatários do Acordo de Paris – compromisso mundial para redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) – vão debater os impactos das mudanças climáticas e ações para conter o aquecimento global.
Assim como nas últimas edições da conferência, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) participará das negociações como membro observador e coordenará o estande brasileiro “Brazilian National Confederation of Industry: for a low carbon industry”.
Localizado no coração de Baku, o estádio olímpico da cidade sediará a cúpula. Ele foi inaugurado em 2015 e tem capacidade para quase 69 mil pessoas. É lá que estarão as zonas azul e verde, espaço onde ficará o estande da CNI. Você sabe a diferença entre essas áreas?
A Agência de Notícias da Indústria preparou um guia com as principais localizações. Veja:
Zona Verde
Área mais acessível, destinada a eventos paralelos não-oficiais, exposições, workshops e outras atividades que envolvem ONGs, empresas e instituições acadêmicas. É este o espaço que a sociedade civil tem para se manifestar sobre o tema.
Projetada para criar oportunidades de compartilhamento de conhecimento, promoção de soluções inovadoras e sensibilização sobre as questões climáticas, o espaço está aberto não só para convidados da “Blue Zone”, mas também para representantes dos setores públicos, privados, ONGs e outros visitantes.
É lá que ficará o estande da CNI. O espaço, de 200 metros quadrados, vai sediar debates, painéis e apresentações de empresas convidadas.
São mais de 60 atividades previstas, em que serão discutidos temas como o financiamento climático, mercado de carbono, o potencial dos biocombustíveis, do hidrogênio de baixo carbono e de novas tecnologias, as ações necessárias para adaptação às mudanças climáticas e a capacitação dos países em desenvolvimento para lidar com essas questões.
Zona Azul
Área onde ocorrem as negociações oficiais, reuniões de grupos de trabalho e sessões plenárias da COP. Nesse espaço, representantes dos países se reúnem para discutir e negociar acordos e tomar decisões.
É geralmente acessível apenas para os representantes das nações e observadores credenciados. A área também abriga pavilhões dos países, eventos do organizador local e atividades paralelas.