FIEPE discute investimento em sustentabilidade

Três especialistas vieram à Casa da Indústria, em Santo Amaro, mostrar que a implantação de medidas sustentáveis nas organizações é um investimento que cria e protege valor para a marca da empresa

A Federação das Indústrias de Pernambuco realizou no dia 30 de agosto mais uma edição do FIEPE Ambiental. Três especialistas vieram à Casa da Indústria, em Santo Amaro, mostrar que a implantação de medidas sustentáveis nas organizações é um investimento que cria e protege valor para a marca da empresa.

"Viemos desmistificar a ideia de que sustentabilidade é um gasto sem retorno", afirmou o consultor João Paulo Altenfelder, um dos palestrantes do evento.

Empresas de todos os tamanhos podem adotar processos que ajudem a preservar a natureza, mas é importante que tudo ocorra de maneira estruturada. Altenfelder explicou que é preciso fazer um estudo do impacto de ações sustentáveis dentro da empresa e, paralelamente, saber o que a sociedade pensa sobre o modelo de negócio da organização. "Depois de mapear tudo e implantar as mudanças necessárias, pode-se passar à parte de comunicação", afirmou a consultora Roberta Nunes.

Ela mostrou que, antes de comunicar o sucesso de um projeto, deve haver segurança sobre o impacto causado pelas mudanças. "É preciso ter segurança do que se está fazendo. Só assim pode-se estruturar a comunicação dessas ações. Saber para quem, como e quando divulgar", disse. Com estratégias de divulgação, a chance de prospectar parceiros cresce.

Por fim, o consultor José Guilherme Azevedo apresentou as vantagens em gerir a emissão de carbono. De pequenas a grandes empresas, todas são beneficiadas. "Já prestei consultoria a um dentista, que conseguiu agregar valor à própria marca quando passou a gerenciar carbono", contou. Além do valor de marketing, essas medidas reduzem custos de energia elétrica e combustível, por exemplo. Em sua palestra, Azevedo ainda explicou a dinâmica do mercado de créditos de carbono, destinado a grandes emissores.

Relacionadas

Leia mais

Licenciamento ambiental e energia foram debatidos em reunião do Conselho de Meio Ambiente da CNI
Prêmio reconhece melhores práticas de sustentabilidade em setor mineral
CNI e FIEC lançam o estudo Nordeste Competitivo na Casa da Indústria

Comentários