Alunos do SENAI vão construir casa inteligente, funcional e sustentável com R$ 50 mil

Desafio dos participantes da Olimpíada do Conhecimento é trabalhar com orçamento reduzido e tornar realidade moradia sustentável, com utilização de água de reúso e baixo consumo energético

Quando se fala em casa inteligente, muita gente pode pensar naqueles modelos altamente tecnológicos onde dá para ligar e desligar as luzes com um simples comando de voz. Além do conforto, as moradias inteligentes prezam, por exemplo, pelo uso consciente dos recursos naturais e a autonomia energética. A modernidade, no entanto, sai por um preço que boa parte da população brasileira não pode arcar.

Erguer uma casa popular inteligente , da prancheta à última telha, é o desafio proposto aos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) que disputarão a Olimpíada do Conhecimento 2016 . Entre 10 e 13 de novembro, em Brasília, 48 alunos de equipes de cinco estados – Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina – e do Distrito Federal, construirão uma residência para um casal com, pelo menos, sala de estar, quarto, cozinha e banheiro.

O DESAFIO – Com foco no baixo custo, as equipes terão orçamento de R$ 50 mil para a compra de todos os materiais. Entre os atributos obrigatórios, cada casa terá de fazer reúso de água e contar com sistemas de geração própria de energia e de redução do consumo, e possibilitar a venda do excedente gerado para a concessionária. Os móveis devem ser ergonômicos e multifuncionais, propiciando comodidade para atividades de estudo, descanso e lazer, fabricados com madeira maciça e compostos e ferragens nacionais.

O sistema de construção deve ter baixo impacto ecológico, além de ser durável e seguro. Cada projeto será construído de acordo com a peculiaridade da região de onde vem a equipe. O SENAI gaúcho, por exemplo, construirá uma casa de madeira, por conta do clima mais frio, típico do Sul. Há ainda uma casa feita a partir de um container de carga. Nenhum dos projetos utiliza o sistema de construção convencional. Todos são inovadores, com geração de menos resíduos e pouco tempo de construção, dentre outras vantagens.

Quando a Olimpíada do Conhecimento abrir para o público, em 10 de novembro, parte das casas já terá sido construída. Paredes internas e o telhado, já devem ter sido erguidas, mas a finalização do projeto acontecerá durante os três dias de competição, que terá duração total de até 20 horas. O público poderá ver todos os ambientes internos da casa. Aliás, esse é um dos critérios para execução do projeto. A fachada frontal da casa não poderá bloquear a visualização do visitante.

PREPARO E AVALIAÇÃO – As equipes com estudantes dos cursos de Instalações Hidráulicas e de Aquecimento, Instalações Elétricas Prediais, Movelaria, Construção em Alvenaria e Aplicação de Revestimentos Cerâmicos terão até 20 horas para executar o projeto. A preparação das equipes começou em fevereiro desse ano, seguindo o projeto de cada departamento regional do SENAI. Nos estados, os estudantes já fizeram a montagem do mesmo modelo de casa que será apresentado durante a Olimpíada do Conhecimento. Tudo visando ao aperfeiçoamento do sistema produtivo.

Os projetos serão avaliados por técnicos do SENAI além de representantes de empresas do setor de construção como Starrett, Autômatos, Insight Energy e Terramax. Depois da Olimpíada do Conhecimento, essas casas serão desmontadas e levadas para os estados de origem, onde podem ser utilizadas em cursos técnicos como casa modelo.

O BRASIL E O MUNDO – Estima-se que, no Brasil, havia 300 mil casas inteligentes, em 2015, segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside). Um número tímido, porém, quando comparado a países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, pelo menos 24 milhões de moradias já são equipadas com tecnologias de casas inteligentes, onde há especial interesse por automação da residência. Na Europa, onde o maior desejo é o de reduzir gastos com água e energia, já se encontra bairros inteiros com casas equipadas com as tecnologias de ponta.

O principal avanço nas residências brasileiras tem sido na geração de eletricidade. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em agosto haviam 5.040 sistemas de geração de energia solar instalados nas residências. A previsão da Aneel, é que até 2024, 1,2 milhão de unidades consumidoras no país vão gerar a própria energia.

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – A maior competição de educação profissional das Américas acontece de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Promovida a cada dois anos pelo SENAI em parceria com o SESI , neste ano conta também com a participação dos Institutos Federais de Educação. Durante a Olimpíada, o visitante poderá acompanhar o dia a dia de várias profissões da indústria e assistir alunos da educação profissional competindo em desafios por equipe.

SAIBA MAIS
Olimpíada do Conhecimento 2016
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias)
Todas as informações no site oficial do evento .
ENTRADA GRATUITA

Leia também

Relacionadas

Leia mais

Olimpíada do Conhecimento prova que curso técnico é caminho para carreira de sucesso, diz diretor-geral do SENAI
SENAI promove bate-papo sobre educação profissional com Bruno de Luca e Rafael Lucchesi
7 motivos para visitar a Olimpíada do Conhecimento 2016

Comentários