Abiquim assinará Pacto Global da ONU durante 15º Congresso de Atuação Responsável

Participarão da celebração o coordenador-residente das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, e o presidente da Rede Brasileira do Pacto Global, Jorge Soto

O presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e CEO da Braskem, Carlos Fadigas, formalizará a adesão da entidade ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) na abertura do 15º Congresso de Atuação Responsável. Participarão da celebração o coordenador-residente das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, e o presidente da Rede Brasileira do Pacto Global, Jorge Soto. O evento será realizado nos dias 12 e 13 e agosto, em São Paulo, e tem apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Social da Indústria (SESI)

Fundada em 2003, a Rede Brasileira do Pacto Global atua em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sendo a maior iniciativa voluntária do mundo para a responsabilidade corporativa. O principal objetivo do Pacto é mobilizar a comunidade empresarial para a adoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos e do trabalho, respeito ao meio ambiente e combate à corrupção. Os signatários têm acesso direto à experiência e ao conhecimento das Nações Unidas em questões de sustentabilidade, com voz ativa na construção da Agenda de Desenvolvimento da ONU, buscando desenvolver parcerias com governos e sociedade civil.

DESAFIOS AMBIENTAIS - Os princípios do Pacto Global derivam da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. Entre as diretrizes, estão o compromisso de assumir uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais, o comprometimento de desenvolver iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental e o dever de incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis. Esses princípios já são seguidos, pioneiramente, pelas empresas que adotam o Programa Atuação Responsável®, iniciativa da indústria química brasileira e mundial destinada a demonstrar seu comprometimento voluntário na melhoria contínua de seu desempenho em saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade. 

Atualmente, a Abiquim conta com 176 empresas associadas, que representam cerca de 80% do faturamento dos produtos químicos de uso industrial. Com a adesão ao Pacto Global, a entidade compromete-se a estimular seus associados a aprofundar suas ações relacionadas aos direitos humanos e do trabalho, bem como às práticas anticorrupção. 

Na opinião do presidente do Conselho Diretor da Abiquim, o Pacto Global é uma excelente plataforma para que a associação potencialize a contribuição do setor químico para o desenvolvimento sustentável. “Esta adesão nos abrirá mais oportunidades para fortalecermos nossas parcerias com as organizações multilaterais. Como o Pacto Global está também aberto a todos os setores e a todos os portes de empresa, poderemos fortalecer nossa relação com setores clientes. Isso reforça a posição da indústria química como provedora de soluções para a vida moderna e sustentável. Lembrando sempre que a sustentabilidade é um caminho coletivo”, declarou Carlos Fadigas. 

Os Indicadores de Atuação Responsável, que medem a evolução das ações de sustentabilidade implementadas pelo setor nos últimos anos, serão também divulgados durante o Congresso. 

O CONGRESSO - O 15º Congresso de Atuação Responsável é uma realização da Abiquim, com apoio institucional da Abeq, Abiclor, Abrafati, Associquim/Sincoquim, CRQ –IV, Rede Brasileira do Pacto Global e Siresp, e patrocínio da Braskem, Grupo Ambipar, SESI/CNI, Oxiteno, Unipar Carbocloro, Basf, Birla Carbon/Columbian Chemicals, Clariant, Du Pont, Elekeiroz, GranBio, Huntsman, Monsanto e Rhodia. O apoio é da Bayer, ICL Brasil, Lanxess, MWV Química e Nitro Química.

LEIA TAMBÉM

Relacionadas

Leia mais

Indústrias de Brasil e Japão apresentam proposta de amplo acordo comercial
SENAI apresenta edição 2014 da Olimpíada do Conhecimento

Comentários